sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ESTUDO APONTA LEWIS HAMILTON COMO O MAIOR PILOTO DA HISTÓRIA

 


Uma das perguntas que mais gera debate entre fãs do esporte a motor ganhou novo fôlego. Um estudo estatístico feito pelo portal britânico Money elegeu Lewis Hamilton como o maior piloto da história da Fórmula 1, superando outros grandes nomes do esporte como FangioSchumacher e Senna, que ficou apenas na sétima posição.

O portal analisou o desempenho dos mais de 700 pilotos que correram na F1 ao longo dos 70 anos de existência do campeonato e levou em consideração nove categorias para determinar a lista final, excluindo quem não havia conquistado mais de dez pontos ou disputado menos que 21 GPs ao longo de sua trajetória.

Entre eles, estão a porcentagem de vitórias e de pódios, média de pontos conquistados por corrida (reajustando os números dentro do sistema atual da F1), abandonos em corridas e mais. Algumas destas categorias visam também pesar o desempenho das equipes nesta performance.

Após a contabilização de todas estes quesitos, Lewis Hamilton terminou na ponta, acumulando 92,2 pontos de um total de 100. Ele terminou pouco a frente do segundo colocado, Juan Manuel Fangio, com 91,6. Os dois foram os únicos a quebrar a barreira de 90 pontos, estando bem a frente do terceiro colocado, Michael Schumacher, que fez apenas 86,4.

Do quarto ao oitavo lugar, todos já ficaram na casa dos 70 pontos: Jim Clark com 78,5, Alberto Ascari com 78,4 e Alain Prost com 77,1. Já Ayrton Senna ficou logo atrás do seu principal rival na F1, acumulando 70,7 pontos contra 70 do tricampeão Jackie Stewart. Completam o Top 10 Sebastian Vettel e Niki Lauda.

Senna não é o único brasileiro na lista, com Nelson Piquet aparecendo na 14º posição e Emerson Fittipaldi em 23º entre os 50 melhores da história. E do grid atual, temos dois outros nomes além de Hamilton e Vettel: Kimi Raikkonen em 33º e Max Verstappen em 46º, enquanto Fernando Alonso, que volta ao Mundial em 2021, aparece em 24º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário