Música soviética
A Revolução Bolchevique de 1917 instaurou a União Soviética, transformando o Império Russo numa confederação de repúblicas socialistas. A adoção do realismo socialista como estética oficial influenciou todas as gerações de músicos do século XX. Compositores como Serguei Serguêievitch Prokofiev, Dmítri Shostakovitch e Ígor Stravinski foram forçados a se adequar ao novo estilo.O Hino Nacional da União Soviética, composto em 1944 por Aleksandr Aleksandrov, marcou fortemente um estilo grandioso e emocional na música, que influenciou as demais repúblicas socialistas da esfera de influência soviética, e até a China e a Coreia do Norte. As interpretações do Coral do Exército Vermelho são provavelmente as mais representativas dessa estética.
A sigla VIA designava "conjuntos instrumentais e vocais" e era o prefixo comum na designação oficial dos vários grupos musicais socialistas, muitos dos quais faziam canções patrióticas ou de propaganda. O conjunto Samotsvety foi um dos mais populares nos anos 1970 e 1980 na URSS, principalmente com a canção Moi Adres Soviétski Soiuz ("Meu endereço é a União Soviética"). O cantor folclórico Vladímir Vissótski também, além de Leonid Utiossov, Alla Pugacheva e Piotr Leschenko/Lisounenko.
A Perestroika, instaurada a partir de 1985, ajudou a impulsionar ritmos mais semelhantes aos estilos ocidentais, como o rock e o rap com bandas e artistas como DDT, Alisa, Nautilus Pompilius e Kino.
Pop russo
A dupla de adolescentes t.A.T.u. fez sucesso internacional entre 2000 e 2003 ao simularem uma relação lésbica assumida, depois revelada apenas como jogada de marketing.
Rock
Os meados dos anos 1990 levaram a uma decadência do rock russo, por causa de problemas econômicos, mudanças na mentalidade da sociedade e reorientação da mídia. Ainda assim, sobrevivem várias bandas de rock populares, como sexo , Splean e diversas que começaram ainda nos anos 80, como DDT, Aria, Picnick e Banana Islands.- Heavy Metal: Enquanto Aria e seu desmembramenro Kipelov ainda são as mais populares, com novas bandas preferindo o Power Metal (Catharsis, Epidemy), Metal Progressivo (Orgia Pravednikov, Mechanical Poet), Pagan Metal (Butterfly Temple, Temnozor, Arkona).
- A cena alternativa surgiu com bandas como Amatory, Psiheja, 7000$, Jane Air, Stigmata.
- Bandas de folk rock são Melnitsa, Zoloto, Pelagija mais recentemente.
- Pop/Rock: t.A.T.u.,
- Death Metal: Mortem, Hieronimus Bosch(musician), Hatecraft
- Crossover de Clássicos: Ariaphonics
- Ska: Distemper, 7 Rasa, Elisium, Leningrad
Nenhum comentário:
Postar um comentário