A
teoria de Jorge Antunes, sobre a correspondência entre os sons e as cores,
desenvolvida em 1962 e publicada em livro em 1982, está voltando à pauta de
pesquisadores e músicos de todo o mundo. Esse interesse resulta dos avanços da
ciência que estuda os fenômenos da sinestesia.
A
divulgação, na Europa, da teoria cromofônica de Antunes, dá agora seus
primeiros frutos: o maestro Jorge Antunes foi convidado pela Associazione Amici di Musica/Realtà , de
Milão, e pelo Instituto Mascagni, de
Livorno, para dar uma série de concertos e palestras sobre o tema, na Itália, de
27 de setembro a 8 de outubro.
As
cidades visitadas serão: Roma, Pisa, Parma, Livorno e Milão. Acompanhando Jorge
Antunes estará a pianista Mariuga Lisbôa Antunes, sua esposa, que ilustrará as
palestras interpretando a obra Miró
Escuchó Miró, para piano e sons eletrônicos, composta seguindo a técnica da
música cromofônica.
Em Livorno, no dia 1º de outubro, Antunes apresenta um
concerto monográfico no Auditorio do Instituto
Mascagni, com obras eletroacústicas e obras mistas. Três músicos locais
participam do concerto: Giuseppe Cataldi
(clarinete); Francesca Del Seppia (violoncelo) e Marcus Lisbôa Antunes
(violino). Marcus, que é spalla da Orquestra da Universidade de Pisa, é o filho
caçula de Jorge Antunes.
Em
Milão, no dia 8 de outubro, o Icarus
Ensemble apresentará, em estreia mundial, a nova composição de Antunes
intitulada Columbine Lunaire, cuja
partitura acaba de ser publicada pelas Edizioni Suvini Zerboni. O concerto
integra a programação da EXPO 2015.
No
dia 9 de outubro Jorge Antunes embarca de volta ao Brasil, direto para o Rio de
Janeiro, pois no dia 10, no Theatro Municipal, acontecerá o concerto de
abertura da XXI Bienal de Música Contemporânea Brasileira, em que a Orquestra
Neojibá fará a estreia mundial do poema sinfônico, de Antunes, intitulado “Apoteose de Rousseauâ€.
Nenhum comentário:
Postar um comentário