Dona Vilma (63 anos), sua mãe Alial (86 anos)e sua neta Olívia, 10 anos foram assassinadas por um homem descontrolado que buscava sua namorada com quem tinha se desentendido e que minutos antes, também matara a própria mãe a facadas.
Mãe Mukumbi, herdeira das mais altas e nobres tradições da cultura de matiz africana e guardadora do candomblé, foi também decisiva para levar a cultura negra para dentro do ambiente acadêmico, sobretudo a Universidade Estadual de Londrina.
Lutadora e ativista do movimento negro, era reconhecida em todo o Brasil e foi fundamental para a política de cotas em Londrina.
No samba, na tradição da cultura popular e no carnaval de Londrina, representou a resistência nos dias mais dificeis e a beleza do canto da mulher negra.
Uma mulher de grande inteligência e de excepcional sabedoria. Mas com a firmeza necessária na luta social e racial.
E sempre pronta para a defesa das causas fundamentais do povo. Tanto que saíra há poucas horas da Conferência da Igualdade Racial, em Londrina.
Hoje choramos e nosso lamento vai lembrar as dores de nossos antepassados...
Saudades!!!
Outras informações:
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1396591&tit=Ya-Mukumby-e-outras-tres-pessoas-sao-assassinadas-a-facadas-na-zona-oeste
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--111-20130804&tit=lider+do+movimento+negro+morre+apos+briga+entre+casal
http://blogs.odiario.com/zeotavio/2013/08/04/luto-em-londrina-pela-ya-mukumby/
http://londrina.odiario.com/policia/noticia/762009/lider-do-movimento-negro-e-outras-tres-pessoas-sao-assassinadas/
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--126-20130804&tit=kireeff+e+vereadores+lamentam+morte+de+lider+em+londrina
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1321582-em-surto-psicotico-homem-mata-mae-e-tres-vizinhas-em-area-nobre-de-londrina.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário