sábado, 13 de abril de 2013

FRANZ KRAJCBERG FAZ 92 ANOS

Cercado por um grupo de amigos, Frans Krajcberg - o polonês que escolheu o Brasil para fazer a sua arte maior - comemorou ontem 92 anos com almoço, organizado por sua marchand Marcia Barrozo do Amaral, no Lorenzo Bistrô, a poucos passos do Jardim Botânico, onde, em seguida, lançou livro.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, aproveitou para anunciar mais um museu dedicado ao artista, desta vez em Salvador.

Frans Krajcberg nasceu na Polônia em 1921. Escultor, gravador, pintor e fotógrafo, estudaram engenharia e artes na universidade de Leningrado (Polônia), perdeu toda a sua família na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em um campo de concentração.

Depois deste acontecido mudou-se para Alemanha, onde ingressou na Academia de Belas Artes de Stuttgart, sendo aluno de Willy Baumeister.

Vem para o Brasil em 1948, sendo que em 1951 participou da primeira Bienal Internacional de Saõ Paulo com duas pinturas.

 Reside por um breve tempo no Paraná, isolando-se na floresta para pintar. A partir de 1958, alterna a residência entre Rio de Janeiro, Paris e Ibiza.

Desde 1972 reside em Nova Viçosa, no litoral sul da Bahia. Amplia o trabalho com esculturas, iniciando em Minas Gerais, utilizando troncos e raízes, sobre os quais realiza intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário