terça-feira, 16 de abril de 2013

EVENTOS DE ABRIL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

ABL abre Seminário “Brasil, brasis” de 2013 com o tema “Tudo junto e misturado: inclusões e integrações culturais”
O seminário, sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, terá como palestrantes a professora Heloisa Buarque de Holanda e o arquiteto e designer Gringo Cardia. O evento está programado para quinta-feira, dia 18.
 
 
 
Professor Carlos Eduardo Falcão Uchôa faz a terceira palestra do ciclo “Entre a gramática e a linguística”, coordenado pelo Acadêmico Evanildo Bechara
A conferência, denominada “Linguística e gramática: por que os nós?”, será proferida no dia 16 de abril, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr.



A Acadêmica Cleonice Berardinelli ministrará na Casa do Saber curso sobre o tema “Fernando Pessoa, um drama em gente, ou em almas”. Serão três encontros, sempre às terças-feiras, às 20 horas, a partir do dia 16 de abril (os demais são 30 de abril e 7 de maio), divididos nos seguintes assuntos: 1 – A obra ortônima: os primeiros poemas e os poemas da maturidade.
 
Os três principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis; 2 – O primeiro e o segundo Álvaro de Campos. O mestre Alberto Caeiro e a personalidade marcada de Ricardo Reis; e 3 – “Mensagem”, o poema de poemas, uma leitura poético-histórica de Portugal.
 
Eleita para a Cadeira nº 08 da ABL, em substituição a Antonio Olinto, Cleonice Berardinelli tomou posse no dia 05 de abril de 2011. Especialista em Luís de Camões e Fernando Pessoa, ela é também professora emérita da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).
 
Desde 27 de novembro de 1975, é Acadêmica correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, classe de Letras. Exerce ainda a atividade de pesquisadora do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
 
Entre as suas principais obras estão Estudos camonianos, de 1973 e ampliada em 2000; Obras em prosa: Fernando Pessoa, de 1986; A passagem das horas de Álvaro Campos; de 1988; Poemas de Álvaro Campos, impressa em Lisboa em 1990; Fernando Pessoa: outra vez te revejo..., de 2004, e Gil Vicente: autos, de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário