sábado, 5 de agosto de 2023

COPA LITERÁRIA VAI REUNIR AUTORAS E AUTORES DE PUBLICAÇÕES SOBRE FUTEBOL FEMININO

A seleção brasileira feminina de futebol se despediu precocemente da Copa do Mundo, mas o futebol para mulheres e toda sua história e futuro, devem estar sempre em pauta. E para isso, o Museu do Futebol promove no dia 8 de agosto, às 19h, a Copa Literária - Encontro de Publicações do Universo do Futebol em Edição Futebol de Mulheres, no Auditório Armando Nogueira. Serão mais de 20 pessoas exibindo suas obras, que variam entre poesias, livros infantis, HQ´s, pesquisas acadêmicas e artigos. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, e Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. As autoras e autores, que se inscreveram previamente, terão microfone aberto por, no máximo, três minutos para apresentarem seus conteúdos. Além disso, as vencedoras da 2ª edição do Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, também farão uma breve apresentação, lendo os textos premiados, que tiveram como tema “As Mulheres e o Futebol”. Para o público interessado no tema as apresentações tem entrada gratuita. A expectativa da organização é que seja um momento de trocas de saberes e conhecimentos sobre o universo do futebol feminino por meio de perspectivas e linguagens de escrita diversas.
LANÇAMENTO DE LIVRO Além disso, durante a Copa Literária, acontece também lançamento do livro Women’s Football in Latin America Social Challenges and Historical Perspectives (Futebol Feminino na América Latina Desafios Sociais e Perspectivas Históricas), com editoria de Ana Kazz e Jorge Knijnik. A obra reúne artigos sobre o futebol feminino brasileiro e Ana Kazz estará presente para apresentar o livro. O escritor, jornalista e músico Aldo Moraes vai participar com poema dedicado ao tema. Aira Bonfim, uma das curadoras da exposição Rainhas de Copas, será a mediadora do evento e vai aproveitar a ocasião para realizar o lançamento do seu livro, Futebol Feminino no Brasil. Giovana Capucim e Silva, Soraia Saura, Ana Cristina Zimmermann, Larissa Galatti, Maria Beatriz Ferreira e Júlia Barreira, também participarão da Copa Literária.
SERVIÇO Copa Literária - Encontro de publicações do universo do futebol. Edição: Futebol de Mulheres. Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo Terça-feira (8), às 19h, no auditório do Museu do Futebol Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,08 por três horas SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. PATROCÍCIO E PARCERIAS A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São Parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte: Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do Banco BMG, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Chuteira Para Todas A campanha de arrecadação de chuteiras do Museu do Futebol começou no último dia 20 e vai arrecadar chuteiras usadas em bom estado para beneficiar dois projetos sociais e um time de várzea que trabalham com mulheres na periferia de São Paulo. Visitantes que trouxerem um calçado para doar ganham entrada grátis no Museu do Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário