quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

MPB PERDE CANTOR RUY FARIA


Morreu, na tarde desta quinta-feira, o cantor Ruy Faria, fundador e integrante do MPB4, aos 80 anos. Internado desde o dia 9 de dezembro no Hospital Federal de Bonsucesso, ele teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia. A informação é da sua ex-mulher, a cantora Cynara Faria, do Quarteto em Cy. Ele deixa três filhos.


Ruy Alexandre Faria fundou o MPB4, um dos grupos de maior sucesso da MPB, no qual o cantor ficou na ativa de 1964 a 2004. Mais velho integrante do grupo e primeira voz do quarteto, que tinha ainda os cantores Aquiles, Magro e Miltinho, Ruy teve desde cedo experiência como crooner. Influenciados por grupos como Os Cariocas, os membros do MPB4 resolveram se tornar profissionais em 1965. Ruy deixou seu emprego no Banespa, no Rio, para atuar nos Centros Populares de Cultura.

Ainda nos anos 1960, o grupo iniciou uma frutífera parceria com Chico Buarque, que durou dez anos. Os grandes sucessos comerciais do grupo, porém, vieram nos anos 1970, com álbuns como "De palavra em palavra", (1971), "Cicatrizes" (1972), "Canto dos homens" (1976) e "Cobra de vidro" (1978).
Ruy foi responsável por assinar roteiros para espetáculos do MPB4, como “Canções e momentos”, “Feitiço carioca” e “Arte de cantar". Após a saída do MPB4, em 2004, Ruy iniciou a carreira solo. Em 2005, gravou um disco em parceria com Carlinhos Vergueiro, "Só pra chatear".

Com a ex-mulher Cynara teve parcerias musicais importantes, como os álbuns "Cobra de Vidro" (1978), "Bate-Boca" (1997), "Somos todos iguais nesta noite" (1998).

Recentemente, conta Cynara, os dois haviam retomado a colaboração em um novo projeto musical, intitulado, CYB4. O grupo contava ainda com a presença de Cybele, irmã de Cynara e também integrante do Quarteto em Cy. Chegaram a compor duas faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário