Clara Nunes
Disco As Forças da Natureza
A lembrança desse trabalho remete aos 33 anos sem Clara e a atualidade da sua força musical, tendo sido pioneira na gravação e sucesso nacional de sambas escritos por Nelson Cavaquinho e Paulo César Pinheiro.
A discografia de Clara Nunes, uma cantora brasileira de samba e MPB, consiste de 16 álbuns de estúdio, 92 compactos simples e uma coletânea.
Após sua morte prematura em 1983, doze coletâneas foram lançadas, além de sete tributos e um DVD.[1] Em 1960, Clara obteve a terceira colocação na etapa nacional do concurso A Voz de Ouro ABC, o que lhe garantiu o direito de gravar um compacto simples pela Odeon Records.
Até sua morte, em 1983, Clara seria contratada daquela gravadora (mais tarde conhecida como EMI-Odeon). Em 21 de julho de 1965, gravou "Amor Quando é Amor", canção que seria lançada como seu primeiro compacto pela gravadora. Após três álbuns seguidos de pouco sucesso comercial, lançou Clara Nunes, que venderia cerca de 24 mil cópias (100 mil de acordo com outras fontes). Com Claridade
(1975) atingiu a marca de aproximadamente 600 mil cópias vendidas,
número até então inatingível para intérpretes do sexo feminino.
Após o sucesso de Esperança (1979), a cantora negociou com a EMI-Odeon um contrato para gravar mais quatro discos.O último destes, no entanto, jamais seria gravado devido a sua morte
por insuficiência cardíaca após sofrer complicações durante a realização
de cirurgia para a retirada de varizes nas pernas em 1983. Segundo os dados disponíveis, a cantora vendeu pelo menos 4,4 milhões de discos durante sua carreira.
Clodovil Morais
MEI Música de Percussão Eventos e Produções Culturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário