quarta-feira, 13 de abril de 2016

BLOG ENTREVISTA BANANA FLOW



Nosso convidado é artista, ativista social e agente de transformação através do hip hop.
Londrinense, Banana Flow é destaque em tudo que faz e impressiona pelo visual diferente.
Mas seu trabalho e suas idéias são tão impressionantes quanto o relógio que balança em seu corpo.
Um pouco da sua trajetória e história de vida estão nesta bela entrevista que o blog tem o prazer de apresentar.

a)      Olá Banana Flow é um prazer ter você conversando com o público do nosso blog. Primeiramente gostaria que você falasse um pouco como foi sua infância?

Olá satisfação toda minha poder participar nesse blog tão importante.
Bom a minha infância foi igual a da maioria de jovem da periferia, filho de pais separados, com mais  4 irmãos,sou o caçula. Meus pais se separaram quando eu tinha apenas 3 anos, minha mãe trabalhava fora para nos sustentar,não foi nada fácil mas vencemos.



b)      Fale-nos como a música e o hip hop surgiram em sua vida?

A musica e o hip-hop surgiram na minha vida através do skate, pois como minha mãe e irmãos trabalhavam fora, eu ficava a maior parte do meu tempo na rua,foi então que conheci o esporte (skate) que com certeza me levou para um lugar seguro longe de tudo de ruim que poderia me influenciar.

A partir do convívio com skatistas e tals fui conhecendo a galera do hip-hop que treinavam na praça do bairro em que eu morava, conheci a galera da dança, depois os caras que faziam um rap e foi aew que vi que o rap era uma maneira de eu me expressar diante do mundo, pois eu podia denunciar o que  estava errado em minha volta, podia cantar meu cotidiano e tals, e de lá pra cá fiquei sendo do hip-hop e do skate.


c)       O que significa o hip hop para a juventude? E como você analisa as políticas públicas para a juventude na periferia de Londrina?

Eu tenho o hip-hop como uma arma, uma ferramenta muito importante de direcionamento para juventude, uma vez que traz a linguagem da periferia: O rap.

 Traz as cores  da periferia o grafite,traz o movimento da periferia a dança,o hip-hop significa a própria identidade da periferia.

Sobre politicas publicas eu acho que são muito falhas, nossa juventude está morrendo na criminalidade tendo seus direitos violados e ignorados na cara dura pelo poder publico, a juventude de londrina ainda esta de pé porque nós do movimento hip-hop lutamos com unhas e dentes para dar um direcionamento a ela, produzindo eventos, visitando escolas, levando arte cultura, levando conscientização informação etc, mesmo sem apoio com muita dificuldade estamos mantendo esses jovens vivos e longe do mundo do crime.

d)      Sei que você atua em importantes projetos na cidade. Fale um pouco dos seus projetos na área da cultura?

Sim temos projetos muito importantes tais como: hip-hop na escola, onde entramos com a cultura hip-hop levando a dança, a discotecagem, o graffiti e a música (r.a.p) e também nesse pacote muita informação conscientização e também fazemos bate papos sobre diversos assuntos que ainda são tabus para uma grande maioria, através da rima vamos deixando os alunos bem a vontade para discutirmos diversos tipo de assuntos.

Temos também o hip-hop sobre rodas que além dos 4 elementos do hip-hop trazemos também o skate que também é um esporte bem aderido pela juventude da periferia, esse projeto vem com intuito de revitalizar espaços públicos, criando assim uma espaço para a pratica do esporte, também tem o intuito de incentivar as crianças e jovens a praticarem o esporte a dança, o graffiti e a musica, para que não venham ter olhos nem ouvidos para as drogas e se envolverem com a criminalidade.

Temos também outros projetos mais direcionados ao hip-hop que são os festivais de hip-hop que movimentam a cidade com grande proporção, temos o festival hiphopé Vermelho e o  Londrina Live HipHop Festival que são referencias também.



e)      Banana, obrigado por reservar um tempo para conversar com a gente. Deixe um recado aos jovens de Londrina:

A minha mensagem pra juventude é : FUJA DE TUDO AQUILO QUE PODE TE DESTRUIR E  SE MANTENHA  VIVO PARA VER SEUS FILHOS CRESCEREM.



Banana Flow

Facebook: banana flow  
facebook Marcelo Benjamim
Instagram: bananaflow
Telefone de contato:  43 33285996 fixo
43 84798297 OI
watts: 43 96252281 TIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário