PRÉ-LANÇAMENTO
Campanha Nacional pelo Direito à Educação torna público portal sobre o CAQi/CAQ em plenária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR)
O portal www.custoalunoqualidade.org.br
apresenta os valores atualizados do Custo Aluno-Qualidade Inicial
(CAQi) e traz informações sobre o Custo Aluno-Qualidade (CAQ) no PNE
Nesta
quarta-feira (29/07) às 9h, em plenária do Conselho Estadual de
Educação do Paraná (CEE-PR), Daniel Cara, coordenador geral da Campanha
Nacional pelo Direito à Educação, em ato de pré-lançamento, tornará
público o portal, que atualmente está em fase de finalização e
apresentação para diferentes atores do campo educacional e
representações da sociedade civil que integram a rede da Campanha em
todo o Brasil.
O
portal apresenta, de forma sintética, o histórico, a concepção, as
informações sobre legislação e os valores e cálculos do CAQi por etapas e
modalidades do Fundeb, além de informações sobre o CAQ no PNE. Há
também um jogo de simulação que permite o usuário praticar a lógica do
CAQi a partir da inserção de dados que geram uma estimativa aproximada
do CAQi para a sua localidade com base na sua realidade.
Em
breve, também será lançada no portal uma videoanimação com o personagem
“Zeca Tonho” com a explicação de forma simplificada sobre o histórico,
conceitos e metodologias de cálculos do CAQi e CAQ.
Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014
Graças
à incidência da sociedade civil, em especial da Campanha Nacional pelo
Direito à Educação, o CAQi e o CAQ foram plenamente reconhecidos como
instrumentos basilares para a consagração do direto à uma educação
pública de qualidade no Brasil. Foram incluídos em quatro das doze
estratégias da Meta 20 do novo PNE (Plano Nacional de Educação, Lei
13.005/2014), que trata do financiamento da educação. É possível dizer
que os dois mecanismos são os meios pelos quais todas as metas relativas
à educação básica serão cumpridas no PNE.
O CAQi é um mecanismo criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Ele traduz em valores o quanto o Brasil precisa investir por aluno ao
ano, em cada etapa e modalidade da educação básica pública, para
garantir, ao menos, um padrão mínimo de qualidade do ensino. Para
realizar este cálculo, o CAQi considera condições como tamanho das
turmas, formação, salários e carreira compatíveis com a responsabilidade
dos profissionais da educação, instalações, equipamentos,
infraestrutura e insumos adequados para cumprir o marco legal
brasileiro. O CAQ, que está sendo discutido e calculado pela rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, representará o esforço do Brasil em se aproximar dos países mais desenvolvidos do mundo em termos educacionais.
Embora
o CAQi e o CAQ constem na Lei do PNE, é preciso criar normas ou leis
específicas que determinem como eles serão operacionalizados. O Parecer e proposta de Resolução 8/2010 da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação)
normatiza os padrões mínimos de qualidade da educação básica nacional,
como resultado de uma parceria entre o Conselho e a Campanha Nacional
pelo Direito à Educação. A Resolução 8/2010 diz como o CAQi deve
dialogar com as políticas do Ministério da Educação, em especial o PAR,
os planos de ação articuladas.
Mas a Resolução nunca foi homologada pelo Ministério da Educação.
Não tem sido interesse do Governo Federal regulamentar um mecanismo que
o obriga transferir recursos para Estados e Municípios. Isso diz
respeito à fragilidade da democracia brasileira e a um pacto federativo
incompleto.
Quadro do CAQi, com base na parceria Campanha-CNE
O portal www.custoalunoqualidade.org.br foi produzido com o apoio do Instituto Natura.
A
Campanha Nacional pelo Direito à Educação tem o apoio institucional da
ActionAid, Instituto C&A, Instituto Natura, Open Society Foundations
e Unicef.
Serviço:
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Andressa Pellanda – assessora de comunicação e mobilização
(11) 3159.1243 ou (11) 98283.0001
Conselho Estadual de Educação do Paraná
Avenida Sete de Setembro, 5580 - Batel, Curitiba - PR, 80240-001
(41) 3212-1150
Nenhum comentário:
Postar um comentário