terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LANÇADO EDITAL DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DE ROLÂNDIA


Com a primeira edição do Fundo Municipal de Cultura, em 2012, Rolândia passou a ocupar espaço entre as mais importantes cidades investidoras em cultura do Paraná. Somente neste ano, o edital reservou investimento de R$ 250 mil para patrocínio de projetos independentes. Isso significa que, pela primeira vez na história do município, grupos culturais receberam recursos públicos para investirem em suas produções artísticas.

Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria de Cultura de Rolândia publica a segunda edição do edital, dando ainda mais oportunidade de crescimento cultural aos produtores artísticos de Rolândia. Cópia do edital estará disponível no site da Prefeitura de Rolândia e também poderá ser solicitado junto à Secretaria de Cultura, no Centro Cultural Nanuk, das 12 às 18 horas. Junto ao edital também será divulgado o formulário de preenchimento das propostas culturais que se interessem em concorrer aos recursos de 2013. Os produtores culturais terão até o dia 31 de janeiro para inscreverem seus projetos que, logo após, passarão pela análise da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura, que até o dia 25 de fevereiro anunciará os projetos contemplados.


Um passo à frente

A criação do Fundo Municipal de Cultura (FMC), defendida veementemente pelo prefeito Johnny Lehmann e pela Secretaria de Cultura, Maria Luiza Muller, é fruto de um esforço anterior empreendido pelo Conselho Municipal de Cultura de Rolândia, que tem em sua presidência Alexandre Alves, integrante do Conselho Estadual de Cultura. Isso demonstra o quanto a preocupação com as manifestações culturais em nossa cidade passou a ser algo efetivo, tirando estigmas gerais de que as secretarias de cultura, sobretudo dos pequenos municípios, não produzem e limitam-se à produção de eventos.

Resultado disso, por exemplo, são as oficinas de música empreendidas pela Acrebi – que também mantém projeto de dança - e Illuminare (São Martinho), oficinas de artesanato na sede da Amarte, espetáculo teatral e produção audiovisual da Arce, trajes típicos do Rotkappen, aperfeiçoamento do coral Celebrare e a realização do Carnaval 2012. A estes projetos, que apresentam total gratuidade ao público, multiplicam-se milhares de pessoas, entre alunos, plateia, professores e produtores. Definitivamente: nunca empreendeu-se tanto em cultural como em 2012, desde a criação do Fundo Municipal de Cultura.

Além do FMC, em 2012 a cidade conquistou mais um avanço na área cultural. Desde outubro, Rolândia passou a fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, que no futuro possibilitará ao município receber recursos federais. Com esta integração, Rolândia também se coloca entre os poucos municípios do Estado a figurar entre as cidades habilitadas a receberam estes recursos.

--
________________________________
Secretaria de Cultura de Rolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário