quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ALTAMIRO CARRILHO, O MAIOR FLAUTISTA


Altamiro Carrilho veio a Londrina para tocar naquela edição do Festival de Música. Isto se deu em 1999 e conversei durante os dias em que o mestre ficou na cidade sobre música brasileira, choro e o apresentei ao Batuque na caixa, projeto que então estava ainda nascendo.



O grande flautista abordou a importância da educação musical e de fazer chegar o legado da música e da cultura brasileira aos mais jovens.



Em todos estes anos, desde que nossa equipe teve esta profunda ligação com Altamiro, o músico tem sido inspiração e modelo. Tanto que mantínhamos contato permanente a ponto dele nos enviar material e dicas sobre o ensino da música para nossos projetos.



Intérprete e compositor inspirado assistiu todas as fases da música brasileira no século XX, sempre mantendo seu foco nas formas instrumentais que deram fama à nossa música: o choro, a valsa e o samba. Mas também interpretou a obra dos clássicos europeus e se aventurou por idéias contemporâneas, sem nunca descaracterizar seu fraseado e as cadências próprias da música nacional.



Um dos maiores instrumentistas brasileiros, Altamiro Carrilho nos deixa aos 87 anos, junto com um legado que ainda vai nos dar muito orgulho internacional.

* também publicado nos jornais Folha de Londrina e Jornal de Londrina

Aldo Moraes/Músico


composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário