FML 2010
Neste domingo, Londrina ouviu os últimos acordes da 30º edição do Festival de Música de Londrina, com inovações culturais e grandes atrações, que merecem realmente um sonoro BRAVO !
Por sua importância e permanência no cenário cultural brasileiro, que bem sabemos, das dificuldades em obter apoios e patrocínios, o FML é realmente um patrimônio musical do Brasil. Nesta postagem , destacamos um pouco da biografia de 2 personalidades fundamentais para a longevidade deste maravilhoso evento :
Maestro Norton Morozowicz : O fundador
Pianista Marco Antônio de Almeida : O diretor
Aqui vamos conhecer Marco Antônio de Almeida
Nascido em Londrina, Paraná, iniciou seus estudos com sua irmã, Terezinha de Almeida Penna, graduando-se posteriormente na Faculdade de Música “Mãe de Deus”. Após trabalhar vários anos com o pianista Gilberto Tinetti e terminar seus estudos de Medicina, transferiu-se para a Alemanha como bolsista do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), onde completou seus estudos de pós-graduação na “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” sob a orientação de Yara Bernette. Freqüentou cursos com mestres de renome internacional, entre os quais: Magda Tagliaferro, Paul Badura Skoda, Christoph Eschenbach, Nikita Magaloff, Elgin Roth, Fausto Zadra e Carlo Zecchi.
Além de prêmios nacionais - Concurso Nacional do Paraná e Jovens Solistas do Rio de Janeiro - foi também laureado em concursos internacionais: “Concurso de Piano de Covilhã” (Portugal), “Concurso de Piano Viotti” (Itália) e “Concurso de Piano Gina Bachauer” (USA).
Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais alemães: “Würzburger Mozartfest”, “Kissinger Sommer”, “Klavierfestival Ruhr”, “Schleswig Holstein Musikfestival” e “Schwetzinger Festspiele” tendo gravado em CD o citado compositor com a “Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim”.
Entre seus companheiros de música de câmara salientamos entre outros Antonio Menezes, a oboísta americana Anne Leek, o Quarteto de Cordas de São Paulo e o Quinteto de Sopros de Moscou.
Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha , e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do “Choros N° 11” para piano e orquestra realizada na Suécia. Enfatiza a importância da participação de artistas de sua geração no repertório contemporâneo, participando da primeira audição de obras de Benjamin Britten, na Alemanha, e da execução de peças ainda não publicadas de Paul Hindemith.
Foi convidado a acompanhar os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995), respectivamente.
Fundador do “Festival de Música de Cascavel”, Paraná, foi de 1990 a 1994 Diretor Artístico do “Festival de Música de Londrina”, como também professor do 26° e 27° “Festival de Inverno de Campos de Jordão”(95 e 96) e do Festival de Música de Câmara da Paraíba. É diretor artístico da Fundação Mejier-Werner de Caracas, Venezuela.
Desde 1995 é membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos.
Desde 1980 é professor catedrático da “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” e desde de 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do ensino do Piano na Universidade de Halle ( antiga Alemanha oriental) . Foi Diretor Artístico da histórica 30º edição do Festival de Música de Londrina, em 2010.
* fonte : site do artista
Nenhum comentário:
Postar um comentário