Paulo Freire é tratado pelo atual governo como autor a ser banido da educação no país. Trágico é que nunca tenha sido explorado, na riqueza de seu pensamento.
De 2010 a 2012, elaborei e coordenei em Ourinhos - SP o projeto “Ponto Para Ler o Mundo”, baseado em uma das formulações mais interessantes do educador: a de que todas as pessoas trazem em si leituras do mundo, aprendidas de viver a cultura.
Para nosso Paulo, internacionalmente amado, a leitura da palavra - na alfabetização e por toda a vida - deveria ser feita com consciência da leitura de mundo, remetendo sempre do texto ao contexto, gerando conhecimentos vívidos.
No “Ponto Para Ler o Mundo”, trabalhávamos com turmas de crianças juntando jornalismo, teatro e vídeo. O teatro ajudava a desinibir e desenvolver a expressividade. O jornalismo ajudava a explorar os assuntos. O vídeo era para produzir documentários em torno dos temas escolhidos. As crianças amavam entrevistar, depois editar.
No blog Luminares vou contar e refletir sobre experiências e projetos assim, explorando autores e possibilidades culturais e arte-educativas.
No dia 10 de abril, no Centro Cultural Sesi-AML, vou lançar o blog com uma exposição: “A cultura como crítica e como luminar”, apresentando o projeto do Luminares.
Espero vocês lá!!
Abraço do Dentinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário