O escritor e cronista Ivan Lessa, colunista da BBC Brasil, morreu na tarde da última sexta-feira em Londres, aos 77 anos.
Ivan era colaborador da BBC desde janeiro de 1978, quando deixou o Brasil para se radicar na capital britânica.
Ao lado de nomes como Millôr Fernandes, Jaguar, Ziraldo, Tarso de Castro e Sérgio Cabral, ele foi dos fundadores do jornal O Pasquim, que ganhou fama com a resistência à censura promovida pela ditadura militar.
Ao lado do cartunista Jaguar, também cofundador do Pasquim, criou o personagem Sig, o ratinho inspirado em Sigmund Freud que se tornou o símbolo da publicação.
Ivan publicou três livros - Garotos da Fuzarca (1986), Ivan Vê o Mundo - Crônicas de Londres (1999) e O Luar e a Rainha (2005). Também participou do livro Eles Foram para Petrópolis, de 2009, uma compilação da sua troca de correspondência por e-mails com o amigo e também jornalista Mario Sérgio Conti.
Ele também trabalhou na TV Globo e foi colaborador de diversas publicações brasileiras, entre elas as revistas Senhor, Veja e Playboy, e os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e o Jornal do Brasil.
Nos últimos anos, Ivan vinha publicando três colunas semanais no site da BBC Brasil - a última delas publicada na manhã de sexta-feira.
Antes de se mudar definitivamente para a Grã-Breranha, em 1978, o escritor já havia passado um período de três anos na cidade, entre 1968 e 1972, também trabalhando para o então chamado serviço brasileiro da BBC de Londres.
Após sua mudança, em 1978, ele retornou apenas uma vez ao Brasil, para uma breve visita em 2006, a convite da revista Piauí, para escrever um artigo sobre suas impressões do Rio de Janeiro após 28 anos de ausência
Nenhum comentário:
Postar um comentário