segunda-feira, 27 de abril de 2020

ARTE BRASIL: ENTREVISTA COM O MAESTRO E COMPOSITOR JORGE ANTUNES


Jorge Antunes é formado em Física e desde 1961 é percursor da música eletrônica no Brasil.  Nascido em abril de 1942, o maestro e compositor carioca graduou-se em violino, composição e regência pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1968.

Com grande experiência internacional, é autor da aclamada ópera Olga e possui uma trajetória cultural ligada à vanguarda, à luta pelos direitos sociais e por mudanças na vida politica do país. Atualmente ele está em Paris (França) onde se dedica à composição da ópera Leopoldina, com libreto de Gerson Valle. Sobre este novo trabalho e outros assuntos, ele fala com o blog Arte Brasil:



Olá Maestro Jorge Antunes. Como está o processo de composição da ópera Leopoldina?
Já comecei  a trabalhar no 2º ato.  O 1º ato está pronto e a abertura também.

Qual o conceito estético-musical que o maestro vai abordar neste trabalho?
Nessa minha nova ópera, Leopoldina, a linguagem musical, em geral, é eclética. Nas vozes solistas e no coro uso o tonalismo, o atonalismo, o modalismo, o spreachgesang e o falado. Com a orquestra, uso também sons eletrônicos.
Como o senhor está sentindo os efeitos do covid 19 na Europa?
Aqui a situação está tensa, com todos muito preocupados. Mas, como a educação aqui, tem qualidade, há muita disciplina, cuidado e solidariedade.




Voltando à música, sua ópera Olga voltou aos palcos recentemente. Conte-nos como foi esse processo.
Foi na Polônia, na cidade de Gdansk (Opera Baltycka Gdansk). Fizeram 3 apresentações em outubro e 2 em novembro. Estavam programadas mais duas récitas para 27 e 28 de março, mas foram canceladas por causa da pandemia.
Tenho a informação de que farão novas apresentações no final deste ano.
O elenco é maravilhoso e a orquestra é excepcional.

Agradeço a gentileza de sua atenção e peço que deixe um recado aos nossos leitores e links de seu trabalho na internet:
Convido os leitores para ouvirem algumas de minhas obras no youtube, onde se encontram vários vídeos com boas orquestras e solistas interpretando obras minhas. Basta buscar pelo meu nome no youtube.
Obrigado
Jorge Antunes


Entrevistou Jorge Antunes, o escritor, músico e  jornalista Aldo Moraes  (MTB 0010993/PR)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário