segunda-feira, 27 de abril de 2020

CIRCUITO VIRTUAL DE TEXTOS APRESENTA EDMILSON HENRIQUES


MORO e não vejo tudo!

Me lembro quando adolescente, já indo para a minha juventude, de não me preocupar muito com questões políticas em minha cidade, estado e país.

Na verdade, entre outros fatores, um sistema religioso alienante foi um dos causadores desse efeito, em mim e em muitos amigos, uma vez que “fomos enclausurados” em um verdadeiro gueto, imersos em uma teologia de cabresto e de um Deus de terceiro céu que aparentava não estar muito preocupado, efetivamente, com questões sociais, se desenvolvendo em nós uma espiritualidade bastante desconexa da realidade.

Com o tempo o fato de que somos seres políticos e de que a política é coisa séria, se instalou em minha alma, apesar dos politiqueiros que insistem em transformá-la em uma caricatura.
Enquanto caminhava na história, fui convivendo, lendo, percebendo e aprendendo que a política é um mecanismo fundamental no processo de desenvolvimento de cidadãos e da construção de políticas públicas, que devem nascer da sociedade e para ela retornar, minimizando problemas, estabelecendo igualdade e justiça, sempre com respeito a constituição brasileira. Fui assim amadurecendo e entendendo que não conseguimos viver longe dela, pois ela impregna a sociedade, mesmo que nossas consciências estejam distantes de admitir.

Assim chegamos aqui! Muitos já passaram e outros estão por vir, inclusive a Luísa, minha segunda netinha, que pela Graça e vontade de Deus nascerá em julho, alegrando mais ainda nossas vidas, querendo viver, ser e fazer.

Chegamos a esse momento e há perguntas que não se calam, em meio a uma pandemia que nos preocupa, de decisões governamentais medíocres e de uma falta enorme de bom senso que apaga ainda mais as luzes de Brasília.

Afinal, onde vamos parar?
Onde fica a ética?
Que fizeram com a fé?
Por que nos transformamos em pessoas tão dissimuladas?
Onde está a sensibilidade?

Onde enterraram a empatia?
Por que tanta desigualdade social?
Como é possível alguém cobrar esse preço por uma máscara?
Por que o presidente diz da forma que diz?
Por que ela fez o que fez e ele faz o que faz?

Por que ele diz que não disse, se ele disse?
Quem disse que as coisas tem mais valor?
O que é valor?

A vida tem valor? Se tem, qual o valor?
Afinal de contas, existe amor?
Se ele existe, o que foi feito dele, do amor?
Isso! Por onde anda o amor?
Edimilson Henriques

Nenhum comentário:

Postar um comentário