terça-feira, 13 de novembro de 2012

FESTIVAL VILLA LOBOS

Desde sua criação, em 1961, os Festivais promovem a obra de Villa-Lobos e de outros compositores brasileiros através de concertos de música sinfônica e de câmera, recitais e espetáculos de música popular e de dança. Uma mistura coerente com a personalidade aberta e o perfil artístico diverso do compositor e com os ideais desse grande brasileiro, que sempre se manteve atento às coisas de sua terra e à sua divulgação, onde quer que estivesse.


Com mais de 60 atrações espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro, é o maior e mais abrangente evento do gênero em todo mundo que atende aos segmentos da música brasileira de concerto e popular, dando espaço a intérpretes, solistas e compositores, e incentivando a formação de novas plateias e a multiplicação do saber focado na cultura nacional.


E já estamos nos preparando para a 51ª edição do Festival, em 2013. Celebraremos os aniversários de Ernesto Nazareth (150 anos), Edino Krieger (85 anos), Almeida Prado, Dori Caymmi e Turibio Santos (70 anos), e David Chew (60 anos), e ainda lembraremos os 25 anos da perda de um dos maiores nomes da música brasileira: Radamés Gnatalli. Portanto, mais outro grande momento de festa para a nossa música!


PROGRAMAÇÃO 2012

Este ano será especial não apenas pela comemoração dos 50 anos do Festival, mas também por outras importantes efemérides, que serão lembradas ao longo da programação: os centenários de nascimento de Luiz Gonzaga, Eleazar de Carvalho e Mariuccia Iaccovino; os 90 anos de Gilberto Mendes, os 70 de Paulinho da Viola e os 50 anos do Quinteto Villa-Lobos. Mas a grande homenageada será Arminda Villa-Lobos, a ‘Mindinha’, como era conhecida a viúva do compositor, a quem esta edição é dedicada. Ela foi responsável não apenas pela criação do festival, como também, e principalmente, do Museu Villa-Lobos, que dirigiu por quase 25 anos.


FONTE E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.festivalvillalobos.com.br

www.museuvillalobos.org.br/festivalvillalobos

Nenhum comentário:

Postar um comentário