terça-feira, 27 de novembro de 2012

PIONEIRO EM TRANSPLANTES, MÉDICO JOSEPH MURRAY MORRE NOS ESTADOS UNIDOS

O médico norte-americano Joseph Murray, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1990 e primeiro cirurgião a realizar um transplante de órgão bem-sucedido em seres humanos, morreu nesta segunda-feira (26), aos 93 anos, em Boston, nos EUA.

Murray morreu após sofrer um derrame na última quinta-feira, informou o porta-voz do Brigham and Women's Hospital, onde estava internado.

Murray e sua equipe realizaram o primeiro transplante de órgão humano em 1954, substituindo o rim doente de um paciente por outro sadio, doado pelo irmão gêmeo univitelino.

"O mundo é um lugar melhor por tudo o que o doutor Murray realizou. Seu legado ficará para sempre em nossos corações e em qualquer paciente que receber o presente da vida através de um transplante", disse a presidente do hospital, doutora Elizabeth Nabel, em comunicado.


Durante sua carreira, Murray pesquisou formas de controlar a reação de rejeição aos transplantes, o que lhe rendeu, junto com o compatriota Donnell Thomas, o Prêmio Nobel de Medicina em 1990.

Murray começou sua carreira na medicina após se formar na Harvard Medical School, na década de 1940, e desenvolveu o interesse em transplantes durante um período em que trabalhou com feridos na 2ª Guerra Mundial.

Mais de 600.000 pessoas em todo o mundo receberam transplantes desde a inovação de Murray, informou o hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário