sexta-feira, 10 de setembro de 2021

MODERNIDADE: ABL LANÇA PODCASTS SOBRE A LITERATURA BRASILEIRA NO MUNDO

 



Academia Brasileira de Letras prossegue com uma nova temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". Desta vez, a emissão convida professores de diferentes universidades estrangeiras a falar sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O quinto episódio, que será disponibilizado ao público no dia 8 de setembro, a partir das 16h, foi gravado pelo Professor Marcelo Paiva de Souza. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Marcelo Paiva de Souza é Bacharel em Letras Português (1993) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (1996), doutor em Ciência da Literatura pela Uniwersytet Jagielloński, de Cracóvia, Polônia (2000). Professor do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas e da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2) do CNPq e tradutor. 

Entre diversas publicações na Polônia e no Brasil, destacam-se em sua produção como tradutor: do italiano, Jacopone da Todi: flagelo e amor (Brasília: Ed. UnB, 2006); do alemão, Meditações sul-americanas, de Hermann Keyserling (Brasília, Ed. UnB, 2009); do polonês, A viagem, de Ida Fink (Rio de Janeiro: Imago, 1998), Czesław Miłosz: não mais (com Henryk Siewierski; Brasília: Ed. UnB, 2003), Branco neve, vermelho Rússia, de Dorota Masłowska (Rio de Janeiro: Record, 2007), O testemunho da poesia: seis conferências sobre as aflições de nosso século, de Czesław Miłosz (Curitiba: Ed. UFPR, 2012).

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

https://www.academia.org.br/noticias/academia-brasileira-de-letras-lanca-quinto-episodio-da-segunda-temporada-do-ciclo-de

Nenhum comentário:

Postar um comentário