segunda-feira, 6 de setembro de 2021

CINEMA PERDE O ATOR JEAN PAUL DELMONDO

 


O ator francês morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (6). Astro da Nouvelle Vague francesa, um dos mais importantes movimentos da história do cinema, Belmondo ficou conhecido por filmes como "O Acossado" (1960) e "O Demônio das Onze Horas" (1965), ambos dirigidos por Jean-Luc Godard. Outro grande filme estrelado por Belmondo foi "O Homem do Rio" (1964).

Depois de construir uma carreira inconteste no cinema francês, principalmente interpretando homens frios e sisudos, mas que encantavam o público, Belmondo teve uma virada na carreira de ator. Passou a atuar em filmes mais populares. Sem dúvida, foi um dos grandes atores da história do cinema mundial. “Nenhum ator desde James Dean inspirou tamanho sentimento de identificação com público”, escreveu o crítico Eugene Archer no New York Times em 1965.

Com Godard, o ator foi peça fundamental para o movimento Nouvelle vague.

O que foi a Nouvelle Vague

Nouvelle Vague (Nova Onda, em tradução livre) foi um dos mais importantes movimentos da história do cinema. Marcado pela juventude e transgressão às regras pré-estabelecidas, baixo orçamento e atuação improvisada, o movimento que começou no fim dos anos 1950 transformou o cinema francês e mundial. Além de "O Acossado" e "O Demônio das Onze Horas", estão entre os grandes filmes produzidos pela Nouvelle Vague Hiroshima, Meu Amor" (1959), "Cléo das 5 às 7" (1962), "Jules e Jim" (1962) e "Bande à Part" (1964).

Nenhum comentário:

Postar um comentário