terça-feira, 14 de setembro de 2021

BOLSA QUALIFICAÇÃO CULTURAL: SUPERINTENDENCIA GERAL DE CULTURA DO PARANÁ E UEPG LANÇAM O PROGRAMA

 As inscrições para as 12 mil vagas do Programa de Bolsa Qualificação Cultural iniciam nesta quarta-feira (15 de setembro). O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira por meio de videoconferência no canal Cultura Paraná no YouTube, na qual participaram dirigentes municipais, conselheiros de Cultura e público interessado em geral.

O Programa de Bolsa Qualificação Cultural é uma parceira entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que vai operacionalizar as aulas em sistema de EaD. A iniciativa é a primeira ação da Lei Aldir Blanc (LAB) em 2021 no Estado. Ainda estão previstos os lançamentos de editais de fomento em breve. A participação no programa de Bolsa Qualificação não exclui a possibilidade de participação nos editais da LAB.

No total, o programa prevê três módulos de 40 horas/aula. A cada módulo o participante tem o direito de receber R$ 1 mil. No total, cada participante terá o direito de receber R$ 3 mil. As 12 mil vagas estão distribuídas nas várias áreas das artes e da cultura, porém o primeiro módulo é comum a todos, e versará sobre como participar de editais de fomento à cultura, um conhecimento extremamente necessário para todos que trabalham com os fazeres artístico-culturais.

Bolsa


Para facilitar o acesso amplo e irrestrito de todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura do Estado, a proposta da Bolsa foi desenhada coletivamente para, além das aulas on-line, oferecer a possibilidade de o postulante ter acesso ao material impresso, caso não tenha wi-fi. Foi estabelecida uma rede de Facilitadores, incluindo específicos para comunidades quilombolas e indígenas, e Agentes de Referência, indicados pelos próprios municípios, que irão identificar e facilitar o acesso dos interessados à Bolsa.

As vagas foram distribuídas proporcionalmente ao número de habitantes do município. Caso algum município não preencha todas as vagas a ele destinadas, elas poderão ser remanejadas.

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, frisou que a Bolsa Qualificação Cultural é uma construção coletiva entre conselheiros de Cultura, representantes de entidades de classe e os técnicos e técnicas da SECC e da UEPG. Com o lançamento das inscrições, além de um amplo plano de divulgação estadual, envolvendo os diversos meios de comunicação on-line e físicos, o momento pede o engajamento de todos os gestores municipais de cultura. "Chegamos em um momento de busca ativa, das pessoas que realmente sofrem os impactos da pandemia e precisam desse apoio. Vamos fazer o programa chegar a todos", convidou ela.

O professor Carlos Willians Jaques Morais, do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (NUTEAD), salientou que a instituição de ensino tem condições de fazer a gestão das 12 mil vagas de forma eficiente e com qualidade. E anunciou que a publicação do programa do Diário Oficial do Estado no dia de hoje (14/09). "A partir de amanhã o link de inscrição estará disponível no site da UEPG e da Superintendência da Cultura. Nesse sentido a comunicação é fundamental. Todas as mídias são importantes para nos ajudar a divulgar", afirmou.

As inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural vão de 15 a 30 de setembro. Nenhuma certidão negativa é necessária para a inscrição, porém o postulante precisa comprovar de forma simplificada seu vínculo com a Cultura, de acordo com o edital.

Os municípios que ainda não indicaram Agentes Facilitadores poderão ainda indicar no e-mail bolsaqualificacao@secc.pr.gov.br. A Bolsa prevê a participação de mil Agentes Facilitadores, podendo o município fazer a indicação de mais de um nome. 

Todas as informações sobre as inscrições serão compartilhadas nos sites cultura.pr.gov.br e leialdirblanc.pr.gov.br e nas redes sociais da Cultura Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário