sexta-feira, 12 de junho de 2020

VILLA LOBOS PELO MUNDO: 1940

Era 1940, e uma grande guerra corroía parte do Velho Mundo, enquanto a América permanecia neutra e intacta. Uma pessoa, em especial, dinamizava o intercâmbio entre músicos e intelectuais do continente: o musicólogo Francisco Curt Lange (1903-1997). Nascido na Alemanha e radicado no Uruguai, ele impulsionou um movimento denominado – por ele mesmo – “americanismo musical”, baseado na ideia da existência de uma identidade cultural própria do continente, capaz de transcender as fronteiras dos Estados-nação. Uma das metas do americanismo musical era incentivar publicações, e a atenção verteu-se, principalmente, para o “Boletim Latino-Americano de Música”, que, em seis edições, publicou dezenas de estudos, além de suplemento musical com obras de compositores do continente. 

Foi a convite de Curt Lange – vinculado à Universidade de Montevidéu – que, em outubro, Villa-Lobos e sua comitiva visitaram a capital do Uruguai. Chamado de “Embaixada Musical”, o grupo era formado pela cantora Ruth Valadares Corrêa, o violoncelista Iberê Gomes Grosso, os pianistas Arnaldo Estrella, José Vieira Brandão e Gazzi de Sá e os violinistas Oscar Borgerth e Arminda Neves d’Almeida.

A programação da “Embaixada” envolveu três concertos de câmara com os músicos brasileiros e dois concertos sinfônicos – nos quais Villa regeu uma orquestra local. O compositor também apresentou três conferências sobre o programa liderado por ele. Ao final da visita, em 27 de outubro, Villa-Lobos ofereceu uma “lição prática” dos métodos do programa de educação musical ao reger cerca de 600 alunos de escolas públicas de Montevidéu. De lá, a Embaixada atravessou o Rio da Prata em direção a Buenos Aires, onde igualmente cumpriu compromissos nas áreas de música e educação.
Na foto a seguir estão Curt Lange (à esq.), Arminda (centro) e Villa-Lobos, provavelmente acompanhados da família de Curt Lange.

Conheça e curta nossa página no Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/museum-villa-lobos
Conheça o acervo de fotografias do Museu na plataforma Tainacan: https://bit.ly/2A9lkzh
 
Leia os posts anteriores da série “Villa-Lobos pelo mundo”:

#1: https://bit.ly/2WUO7jC

#2: https://bit.ly/2zWlZUd
#3: https://bit.ly/2Bfo9yY
#4: https://bit.ly/30bJeVm
#5: https://bit.ly/30BFUD3

Nenhum comentário:

Postar um comentário