segunda-feira, 29 de junho de 2020

ARTIGO DE RICARDO FRANÇA PARA A SEMANA MUNDIAL PELA EDUCAÇÃO/EDIÇÃO 2020



EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM CORPO E A MENTE!

Por Ricardo França
Quando mencionamos o direito à educação, estamos falando de um direito social, constituído nacionalmente, que preza pela igualdade entre cidadãos.

No Brasil, algumas Leis regulamentam esses direitos:
A Constituição Federal, 1988, Art. 205, que diz “A educação é direito de todos, dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8069/90, em seu Art. 1, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
As Diretrizes e Bases da Educação, LDB nº 9394/96, define e regulariza a organização da Educação Brasileira com base nos princípios presentes na constituição.
A educação nos transforma, assim como as relações com as demais pessoas nos permite evoluir; com a Educação é possível desenvolver novas habilidades, construir novos conhecimentos e consequentemente, evoluir enquanto ser humano e até mesmo enquanto profissional, ela é a base para o futuro de uma criança e adolescente.
Não é apenas passar por um curso, a Educação deve, acima de tudo, ser capaz de construir significados à vida das pessoas.
A admiração que tenho pelos professores, não somente pelo fato deles nos ensinarem, mas pela dedicação que demonstram junto aos alunos com a elaboração dos conteúdos, mas principalmente, na missão que eles têm de inspirar e explicar a importância da educação. Muitas vezes esses profissionais se deparam com diversas situações adversas, talvez pelo fato de os alunos apresentarem falta de maturidade ou até mesmo pela ausência de interesse e, quem sabe, excessos de rebeldia. E, ainda assim, continuam o trabalho que tanto amam.

É sempre bom frisar que os professores se veem desafiados a ensinar a importância dos estudos aos alunos, porém, ele, o professor, não pode estar sozinho nesta missão. É importante que se construa uma Educação que seja colaborativa. Todos nós temos um papel fundamental na educação e as propostas de ensino devem criar possibilidades que visem a orientação, por meio dos programas, investimentos em recursos responsabilidade do governo e contar com a gestão escolar para implementar novas estratégias, cabendo aos pais os apoiá-los juntos a este contexto e ajudar aos filhos no compromisso com os estudos. Bem como o próprio jovem se comprometer com a educação.
Claro que precisamos todos trabalhar juntos para que isso realmente aconteça.
O que nós podemos fazer para garantir esse direito aos nossos jovens?
Ficarmos de olho no aprendizado contínuo e lembrando que educação não é só o que vivenciamos em sala de aula, mas o que cultivamos a vida inteira.
Mesmo depois de formado a pessoa tem de continuar seu processo de aprendizado. Construir novos conhecimentos, praticar o hábito da leitura, especializar-se e jamais, entrar na zona de conforto. Pois quem acha que ao se formar terá, automaticamente, uma carreira sólida pela frente, poderá se estagnar profissionalmente e acabar “morrendo intelectualmente”, uma vez que os estudos são renovados a cada ciclo, sendo necessário, manter-se atualizado pensando até mesmo em não esquecer daquilo que estudou.

Precisamos nessa fase melhorar nosso raciocínio critico. Melhorar a capacidade de encontrar soluções para os desafios que a vida irá nos proporcionar.
Temos de dar continuidade, enfrentamos esses desafios com dignidade e perseverança.
Mesmo considerando que alguma disciplina nos parece não ter utilidade prática, o simples contato com a mesma expressa, no mínimo, o desenvolvimento da capacidade de se olhar sob outra perspectiva, ou até mesmo de nos adaptarmos a outras realidades, a partir do desenvolvimento da resiliência, respeito e acima de tudo, não desistir na primeira dificuldade acadêmica ou de vida que possa aparecer pelo fato de ser difícil.

É muito importante deixar claro aos jovens que se não tivermos persistência motivacional para entender um exercício básico na escola, imagina o que poderá ser deparar em seu futuro?  Como irão enfrentar as verdadeiras dificuldades da vida? Vencerão pelo empenho ou vão ficar dando desculpas?
Para não sermos como os “carneirinhos seguindo o rebanho”, precisamos desenvolver a nossa capacidade de raciocínio critico e poder fazer nossas próprias escolhas que sejam coerentes com nossos objetivos de vida.
Sim, sabemos o quão maravilhoso seria se tudo transcorresse como descrito acima. Isso seria o ideal, cada um exercendo suas potencialidades em seus papéis. Entretanto, sabemos também que existem diferentes casos para diferentes realidades.

Num cenário onde os pais não pudessem estar presentes, mesmo para os jovens que são de certa forma, estimulados por seus mestres os professores, compreender a importância da escola e ao voltar à sua realidade, depara-se com situações muito diferentes.
Mas, como poderia ajudá-los?  Poderíamos apresentar outras perspectivas, na medida em que pudessem assumir novas escolhas e seguir em busca de seus sonhos.
Apresentá-los ao diretor de uma grande empresa, onde pudesse estar em contato com pessoas que passaram pelas mesmas dificuldades. Assim, conheceriam outros exemplos de pessoas que puderam ser transformadas, identificando luz no fim do túnel.

Isso é cultura, afinal estamos falando de hábitos crenças e conhecimento. Além da poesia música, literatura, artes plásticas, que também são utilizados como possibilidades de estímulos para que entendam a existência de diversos segmentos que podem impactar o seu futuro e o quanto são ferramentas importantes de base para os estudos e vida.

E, como podemos estimular esses jovens a aumentar seu foco entusiasmo e comprometimento com a Educação além dos exemplos de vida?
Ajudando-os a compreender o quão importante são os cuidados com a saúde, sabemos que, quando mais as pessoas, de um modo geral, adquirem consciência dessas atitudes, com mais foco conseguem resolver os seus problemas. Isso pode se conseguir através do esporte da atividade física. “Ao longo dos anos, os antigos encontraram uma boa receita para educação: Atividade Física para o corpo e Musica para Alma.” (Platão). Aqui já percebemos a união da atividade física com a cultura.

Qual a relação entre atividade física e Educação? A História a Filosofia e a Ciência nos explicam isso.

Na Grécia Antiga, os gregos atribuíam o papel fundamental da atividade física para aquisição do equilíbrio entre aptidões físicas e intelectuais.
Aristóteles defendia. Atividade física útil na consolidação de valores (porque envolve disciplina e a pessoa mais disciplinada tem melhores resultados e equilíbrio.)
Kant  dividiu a educação em física e prática e seu conceito de educação física incluía não só o desenvolvimento de qualidades físicas, como também os componentes psíquicos, desenvolvimento da inteligência da memoria  e do caráter.    
                                                                                                                              
O que os filósofos sabiam pela experiência e observação foi confirmada séculos depois e de empírico passou a ser certeza, através das pesquisas científicas. E se comprovou neste caso o porquê atividade física pode influenciar na educação na vida pessoal e profissional de um ser humano jovem ou adulto.
Após atividade física na intensidade certa liberamos vários neurotransmissores benéficos a saúde física e mental.  Vou citar alguns neurotransmissores que são liberados com atividade física dentre outros, descriminarei os principais.

1 Dopamina influencia nas emoções, aprendizado, sistema motor, humor a concentração e foco nos objetivos.
2 Serotonina regula o apetite, equilibra o desejo sexual, funções perceptivas e cognitivas, melhora humor.
3 Testosterona aumenta libido, maturação dos ossos e aumento massa muscular energia, capacidade de concentração.
4 Endorfina efeito analgésico, bem estar e prazer.
5 Oxitocina Reduz desejo por drogas, melhorar relacionamentos, promove apego entre pais e filhos e generosidade para com próximo. Melhora sono.
Além de prevenir contra varias doenças como cardiopatias, diabetes, depressão, diferentes tipos de câncer e muito mais.

Aqui citamos apenas 5 dos 60 neurotransmissores que foram identificados e já da pra se ter a dimensão da importância da atividade física na vida de jovens para ajuda-los entrar em equilíbrio. E a melhorar suas capacidades na Educação pelos benefícios que traz a saúde e mente. Aqui entendemos melhor uma frase de um grande filosofo: “A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva.” (Platão)

Exercer o direito a educação também é encontrar meios de estimular o desejo e energia pela mesma e conseguimos isso quando temos o nível de neurotransmissores elevados.
Claro que o ideal seria frequentar um local especifico para este fim como uma academia, mas também sabemos que nem toda família pode proporcionar isso para os filhos.
Esta é uma das razões pelo qual a Educação física escolar se torna muito importante. Os profissionais através das atividades ajudam estes jovens além de orientação sobre caráter a também liberar esses neurotransmissores através da atividade física  para melhoria da saúde e da mente que influenciam em resultados mais positivos de sua Educação.

A frase “Mens sana in corpore sano.” Foi dita por um poeta romano chamado Décimo Junio Juvenal durante o primeiro século antes de Cristo. A tradução todos já conhece “Mente Sã corpo São” e hoje temos a confirmação positiva do contrario da frase também e faz mais sentido a cada ano que passa. “O corpo estimula a mente que por sua vez cura o corpo.”
Temos de nos movimentar o quanto antes para que eles os jovens tenham todas as  informações possível de como é importante os cuidados com a saúde e como podem fazer para potencializa-la e assim terem melhores resultados e interesse pela educação bem como os ajudando a visualizar um futuro no qual ele realmente deseje.
E faze-los entender que o futuro que almejamos começa com decisões e  ações positivas de agora!
“A felicidade e a Saúde são incompatíveis com ociosidade” (Aristóteles).

Ricardo R. França
Palestrante
PNL Programção Neuro Linguística     
Profissional Qual. De Vida Cref 6262         
Colunista Instituto Cultural Arte Brasil
Colunista Revista D-ARTE Londrina
Colunista Podcast Paiquere 91,7              

Coach                                                          
Relações Interpessoais                             
        


7 comentários:

  1. Grande Mestre Ricardo França,um grande profissional,excelente texto!!
    #TMJ #esbeltacademia 💥💪

    ResponderExcluir
  2. Ricardo FRANÇA uma enciclopédia na arte das letras... parabens meu caro amigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito amigo, receba meus parabéns , Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  4. Bem esclarecedor Ricardo. A atividade física é fundamental na vida do ser humano.

    ResponderExcluir