sexta-feira, 19 de junho de 2020

SARNEY 90 ANOS:



O ex-presidente e ex-senador José Sarney, que completa 90 anos de idade nesta sexta-feira (24), diz que os grandes legados que ele deixou para o Brasil são a redemocratização e uma série de direitos sociais.

— É por causa dessas conquistas que posso dizer que não passei pela política em vão — disse Sarney, em entrevista à TV Senado.

Sua carreira política começou em 1955, no ano seguinte ao suicídio de Getúlio Vargas, quando se tornou deputado federal. Foram três mandatos na Câmara. Depois, tornou-se governador do Maranhão, senador e presidente da República.

— Na Câmara, no Senado ou na Presidência, testemunhei todos os episódios da vida política contemporânea do Brasil. Algumas vezes, fui assistente; outras vezes, participante e até protagonista — afirmou.

Sarney assumiu a Presidência da República em 1985, no lugar de Tancredo Neves, que fora hospitalizado na véspera da posse e morreria semanas depois. A investidura do político maranhense marcou o fim de duas décadas de ditadura militar.

No Senado, foi um recordista. Foram 39 anos e seis meses como senador, totalizando cinco mandatos. Presidiu a Casa quatro vezes. Sarney deixou a política em 2015.

— Nada me honrava mais do que dizer: "Eu sou um delegado do povo do meu país”.




Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário