terça-feira, 30 de junho de 2020

FRANS KRAJCBERG POR NELSON BRAVO



FRANS KRAJCBERG, UM GRITO DE REVOLTA EM DEFESA DA NATUREZA

Pintor, escultor, fotógrafo ecologista e engenheiro, Frans Krajcberg é um polonês nascido em 1921 e que aqui chegou em 1948.  Hoje notabilizado internacionalmente por ser um dos maiores artistas do mundo ligados à causa ecológica, realizou inúmeras viagens pelo interior do Brasil, sobretudo ao Mato Grosso e à Amazônia, recolhendo material da natureza, fotografando e documentando os desmatamentos aqui perpetrados.

Sua paixão pelo Brasil e sua luta solitária pela defesa da natureza transcende nossa irresponsabilidade coletiva, traduzida pelo descaso e desamor pelo nosso país, o que o legitima como um homem mais brasileiro do que nós.

Feroz militante em defesa do planeta, suas armas de denúncia utilizadas para mostrar ao mundo a destruição criminosa das florestas e da fauna brasileira são feitas com trabalho duro, arte e sensibilidade, através de suas belíssimas exposições, em todas as partes do mundo.  Utiliza como matéria-prima cipós, árvores e troncos calcinados, recolhidos das devastações das nossas florestas, que ele transforma em obras incríveis, após trabalhá-las artisticamente.  Além disso, vem publicando, com enorme repercussão internacional, livros de fotografias dos incêndios aqui praticados, recurso estético explícito para apontar nossa ignorância e descaso com relação à exuberância natural do país.

Homem simples e direto, naturalizado brasileiro desde 1958, vencedor das mais importantes Bienais de Arte do mundo, detesta viver na cidade, embora hoje tenha um apartamento e ateliê na Urca (Rio) – onde também reside nosso amigo Ricardo Cravo Albin – e em Montparnasse (Paris), passa a maior parte do tempo em Nova Viçosa, no Sul da Bahia, num resto de Mata Atlântica, em uma casa ecológica construída na copa de um majestoso pequi, numa área de reserva ecológica de apenas l,2 km², onde mantém seu ateliê desde 1972.

Ainda jovem, Krajcberg, concluídos seus estudos na Universidade de Leningrado (Rússia), deixa-os para integrar o exército polonês durante a Segunda Guerra Mundial, e depois muda-se para a Alemanha, onde entra para a Escola de Belas Artes de Stuttgart.  Tinha 17 anos quando seus pais e irmãos foram dizimados nos campos de concentração nazistas e ele, pela discriminação que já sofrera por ser judeu, promete nunca mais voltar à Polônia, sendo sua maior mágoa não ter ao menos um retrato de sua mãe, para lembrar-lhe os traços,  já que impossibilitado de refazê-los mentalmente, em virtude de uma bomba ter explodido muito próxima à sua cabeça, durante a guerra, o que afetaria para sempre algumas partes da sua memória.

Da Alemanha, com uma carta de recomendação de seu professor e amigo Willi Baumeister, vai para Paris, onde é recebido pelo pintor Fernand Leger. Fica apenas seis meses na cidade, onde o também pintor e amigo russo Marc Chagall, judeu como ele, compra uma passagem para ajudá-lo a embarcar para o Brasil, em 1948, com destino ao Rio.

Sem dinheiro ou conhecimento, por aqui, chega a se abrigar na rua, quando é generosamente amparado pelo escultor Bruno Giórgio, que cede seu ateliê, que ele usa para dormir.  Fica poucos dias no Rio, seguindo, depois, para São Paulo, onde, ainda desprovido de recursos, dorme na sede do Grupo Santa Helena, quando conhece o milionário Francisco Matarazzo, que o indica para trabalhar como operário na construção do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Também começa a trabalhar na OSIARTE, oficina de arte onde pintava azulejos para os painéis que Cândido Portinari desenhava para decorar o prédio do Ministério da Educação, no Rio (Palácio Gustavo Capanema).  É quando estabelece relações afetivas e artísticas por toda a vida com o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, pessoa extremamente doce e generosa.

Ajuda na montagem da 1ª Bienal de São Paulo e participa, nesse ano, com duas telas, do Primeiro Salão de Arte Moderna de São Paulo.  No ano seguinte, por indicação do pintor Lasar Segall, outro sofrido imigrante judeu e pintor russo que aqui se estabelecera, foi trabalhar como engenheiro-desenhista nas Indústrias Klabin, no Paraná, ligada à produção de papéis, uma experiência frustrante.

Em 1956, decide ir morar no Rio com o escultor Franz Weissman, mas como havia pouca ventilação no apartamento onde ele pintava, acabou se intoxicando pelas resinas.  Após receber o prêmio na Bienal de Veneza, em 1964, muda os materiais de trabalho, e começa a fazer gravuras e esculturas com madeira, quando se instala em Cata Branca, interior de Minas Gerais.

Krajcberg viveu, de 1958 a 1964, entre as cidades de Paris, Ibiza e Rio de Janeiro, onde surgem seus primeiros trabalhos, resultado de seu contato direto com a Natureza.  Antes. fazia pintura abstrata, como sua grande amiga e também polonesa Fayga Ostrower.  No começo, disse, “pegava uma coisa morta, uma madeira queimada, e dava outra vida, fazendo uma escultura ou uma pintura. Em 1975, fiz uma exposição no Centre Georges Pompidou, em Paris, e durante o período da Mostra, encontrava o público para falar da natureza no Brasil. Cheguei à conclusão de que não devia apenas trabalhar com a natureza, mas também defendê-la com minha revolta. Se eu começasse a gritar na rua, seria internado como louco. O único meio de transmitir minha revolta era através do meu trabalho. Esse é o meu trabalho, minha luta, meu pensamento. Nunca vou me esquecer de quando fui a Rio Branco, no Acre. Chorei feito criança ao ver a destruição. E até hoje, quando viajo do Sul da Bahia para o Espírito Santo e vejo uma árvore que deixaram em pé, paro o carro, desço e abraço. Ela é linda e sobreviveu”, disse o artista.

Em Cata Branca, região do Pico Itabirito, Minas Gerais, agora devastado pelas mineradoras, que ele já denunciava quando lá vivia, e onde hoje está proibido até de entrar e fotografar (!), Krajcberg fez suas primeiras esculturas em pedras e madeiras abandonadas pela mineração de ferro, nessa área que até hoje lhe desperta enorme paixão pela sua beleza e diversidade da flora e fauna.

“Ela (a natureza) é minha família, minha cultura. Depois da guerra e de tudo que vi nela, me pergunto se vale a pena continuar. Quando tudo acabou, passei a detestar o homem. Foi quando encontrei a natureza. Descobri uma vida que me dá tranquilidade, um outro lado da existência que não questiona minha nacionalidade ou minha religião. Até hoje é uma luta viver entre os homens. Mas no momento em que descobri o outro lado, passei a observar que a natureza é passiva, linda e que não machuca. Me fascina”, declarou.

Curiosamente, de sua troca de correspondência com a presidiária Socorro Nobre, da Bahia, hoje não mais reclusa, o cineasta Walter Salles, que já fizera com ele um comovente documentário sobre essa amizade, também nele se inspiraria para escrever o roteiro do filme Central do Brasil

E no ano 2000, convidado para expor na Feira Mundial de Hannover, na Alemanha, pela celebração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, Krajcberg acabaria sendo “censurado“ pelo Itamaraty. Foi quando nossa diplomacia da época, com um zelo “de fachada”, às vésperas da abertura do evento, impediu a apresentação da obra do artista, mostrando a destruição das nossas matas, fato entristecedor, mas solenemente ignorado pela mídia brasileira. “Eu não entendo o Brasil, acho que sou uma ameaça ao país”, desabafou desconsolado.

Aliás, sua crítica veemente também chamuscaria a nefasta e predatória bancada ruralista da UDR, junto ao Congresso Nacional, pois a seu ver, a destruição das nossas florestas não é feita pelo povo, mas sim pelos fazendeiros, possuidores, por vezes, de áreas do tamanho da Bélgica ou da Arábia Saudita. Igualmente o artista soltou o verbo para denunciar as mutretas feitas pelos latifundiários, para driblar a fiscalização governamental, chegando ao cúmulo de (pasmem!) levar até vacas alçadas em helicópteros, de uma para outra área, para simular ocupação da terra, fato testemunhado pelo próprio Krajcberg, na primeira vez em que foi à Amazônia. Era um recurso utilizado por alguns fazendeiros para legitimar a ocupação de terras e cercá-las, muitas vezes com a conivência dos nossos próprios órgãos governamentais encarregados de reprimi-los. Em sua indignação, nunca perdoou o INCRA ou o Banco do Brasil que, a seu ver, facilitava transações de terras e concedia generosos financiamentos a grupos poderosos, com um mínimo de exigência documental.

Avesso aos avanços tecnológicos – o que muito o aproxima de Carlos Drummond de Andrade –, Krajcberg sempre teve em casa apenas um modesto computador, para ver suas fotografias em CD, em processo de restauração.  E seu uso da televisão sempre se restringiu ao noticiário.  “No futuro, acho que o homem vai viver num bunker de onde só sairá para trabalhar e viverá alimentado pela televisão”, desabafou.                                                                                                                             
Cremos que hoje ele já deve ter cedido seu ateliê parisiense para o Musée Montparnasse, lamentavelmente por ora fechado por questões litigiosas com a Prefeitura de Paris, uma área verde e florida na avenue du Maine, antigo ateliê do pintor/escultor russo Marie Vassilieff (1855-1957), no tradicional bairro de Montparnasse. 

Krajcberg sempre teve em seu acervo particular preciosidades de outros celebrados artistas como Georges Braque e Marc Chagall.  Igualmente, viajou pelo mundo, expondo na Austrália, Canadá ou Japão, tantas são as solicitações para as mostras de seus trabalhos.

Paradoxalmente, nosso sistema burro-crático também já lhe provocou constrangimentos e até um caso curioso, ainda que por vias obtusas. Certa vez, ele pediu um carregamento de madeira calcinada de Mato Grosso, para trabalhá-lo e expô-lo, mas o material demorou  para chegar ao seu ateliê, muito além do tempo previsto. Quando a carga chegou, ele perguntou ao motorista o motivo do atraso. Para seu espanto, o caminhoneiro esclareceu que só viajava à noite, pois pelo alto valor que Krajcberg lhe pagara por uma carga de madeira calcinada, deduziu que a madeira deveria estar cheia de droga...

Amigo íntimo de artistas brasileiros, que também conviveram com ele em Paris, como Lygia Clark e Antônio Bandeira, o ecologista que não suporta a vida urbana, também vê com inquietude as grandes megalópoles do mundo, achando que São Paulo, por exemplo, é uma cidade impossível de se viver. Paris ele ainda suporta dois meses por ano, pois lá a efervescência cultural é enorme, o que o motiva a voltar ao Brasil para criar.

Certo de que o homem só sabe que vive com a natureza quando acontece um desastre ambiental – tsunamis, terremotos, inundações –, pois “quando isso não ocorre, ele se julga superior, pensa que a religião fará tudo cair do céu”, afirmou. Mesmo assim, Krajcberg não abdica de sua luta solitária. 

Apontava, por exemplo, a irresponsabilidade dos que queriam o desvio do rio São Francisco, mostrando que experiência similar fora feita no Cazaquistão, para dar água a uma área seca, com resultados catastróficos, fato denunciado por Mikail Gorbatchev em 1991, no Congresso Internacional de Ecologia de Moscou. Sobre o assunto, o artista declarou: “O que aconteceu lá foi que desviaram o rio e perceberam que cada vez mais continuou faltando água. Chegou a um ponto que voltaram novamente o curso para o rio e ele não aceitou. Hoje, há apenas pedras, sem rio nem água. Isso me marcou muito. O brasileiro não conhece o Brasil, nem a própria região conhecem, muito menos esse país que é enorme, riquíssimo, com uma pobreza que machuca qualquer pessoa.  Eu não compreendo isso.”

Longe de ser um narcisista estéril, Krajcberg é um artista íntegro e humilde na sua militância impregnada de consciência coletiva, voltada para a preservação da vida, pois percebeu há muito tempo que o aquecimento global é uma realidade que só pode conduzir-nos a um desfecho trágico, em poucas décadas, se continuarmos tão omissos, inclusive ao não cobrarmos um posicionamento efetivo dos nossos homens públicos sobre questão tão alarmante. Isso se constata, por exemplo, pelas centenas de milhares de queimadas que continuam ocorrendo por todo o país, para aumento da área do cultivo de soja e de pastagens, com o consequente desaparecimento de nascentes de rios, que já nos premia com as maiores secas dos últimos cinquenta anos, como constatado recentemente nos reservatórios da capital paulista.

Esta singela matéria é uma homenagem a esse homem excepcional, capaz de nos mostrar com sua luta e arte como deveríamos amar nosso país, se tivéssemos um mínimo de consciência sobre essa dádiva que recebemos de Deus e não sabemos preservar.

Nelson Bravo – Juiz de Fora






























 

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