segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pianista Linda Bustani, 60 anos






Uma das brilhantes pianistas da América do Sul que se destacaram no cenário mundial nos últimos anos, Linda Bustani nasceu há 60 anos, em Rondônia e foi aluna de Arnaldo Estrella, no Rio de Janeiro, e convidada por Iacov Zak a trabalhar sob sua orientação no conservatório Tchaikovsky, em Moscou, onde ela também estudou com E. Virsaladze.




Aos 15 anos ela foi uma das vencedoras da competição internacional Vianna da Motta, em Londres. Apesar de ter sido premiada em competições internacionais no Rio de Janeiro e em Bratislava, foi na competição Leeds International que ela foi mais aclamada e que lhe trouxe destaque e, assim, iniciou sua carreira internacional.




Concertos e recitais em:
· Portugal;
· Holanda (Concertgebouw);
· Bélgica;
· Tchecoslováquia;
· Hungria;
· União Soviética;
· Escócia;
· Inglaterra;
· Japão;
· América Latina.
Ela subseqüentemente tocou como solista com orquestras como a New Philarmonia, o Bournemouth Symphony, a City of Birmingham Symphony, a Royal Liverpool Philarmonic, a BBC Welsh, a BBC Scottish, a Halle e a Bratislava Symphony, sob a direção de mestres como:
· Simon Rattle;
· Charles Groves;
· William Tausky;
· Anatoli Fistoulari;
· Louis Fremaux;
· Okko Kamu;
· Gunther Herbig;
· Isaac Karabitchevsky;
· Eleazar de Carvalho;
· Roberta Duarte;
· Henrique Morelenbaum;
· Alceo Bocchino;
· e outros.
O sentimentalismo e vibração emocional que transforma o talento e a energia de um artista em música é algo delicado, e a grande exigência de Linda Bustani por sua carreira florescente teve seu preço. Nos anos 80, depois de uma turnê de recitais na Europa, ela fez uma longa pausa dos palcos, durante a qual ela se dedicou a sua família, ao ensino de música e, sobretudo, ao seu crescimento pessoal.




Linda Bustani retornou à performance musical com maior maturidade, espírito crítico e procurando intérprete. Ela está agora no caminho de uma carreira intensiva de concertos.

Um comentário:

  1. Que bom que seu blog está na vanguarda cultural, destacando também nomes que estão fora da grande mídia.
    Parabéns vou acompanhar sempre!!!

    Claúdia Morrys

    ResponderExcluir