sexta-feira, 28 de maio de 2021

MÚSICA: CURSOS CLÁSSICOS ONLINE

 

Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO seguem em junho com sua programação de 2021. Serão dez cursos a partir do dia 1º, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro.

A programação terá início no dia 1º com duas opções. No horário da manhã, João Luiz Sampaio oferece o curso Para entender Tristão e Isolda e Parsifal. Após o curso Para entender o Anel do Nibelungo, ele se volta a outras duas obras fundamentais no universo do compositor Richard Wagner. Também no dia 1º, às 19h, o compositor e professor Leonardo Martinelli dá sequência a seu curso sobre a história da música com A história da música no Romantismo.

Cursos 0621

LINK PARA OS CURSOS: https://www.concerto.com.br/cursos-classicos/line-o-erudito-e-o-popular

Nos dias 8, 9, 10 e 11, mais dois cursos. De manhã, João Marcos Coelho vai falar sobre os pianistas Friedrich Gulda, Glenn Gould, Marc-André Hamelin e Nikolai Kapustin, cujas trajetórias são marcadas pela liberdade de escolhas artísticas e pela concepção inclusiva da música. Já no horário noturno, o compositor Matheus Bitondi vai propor uma viagem pelo estilo musical de diversos países do mundo, tratando de autores como Tchaikovsky, Grieg, Sibelius, Smetana e Nepomuceno, em Nações musicais.

A terceira semana começa, na parte da manhã, com o curso A música na Semana de Arte Moderna, no qual a jornalista e pesquisadora Camila Fresca vai abordar o papel da música na semana, que abalou os alicerces da cultura nacional. À noite, a atração é o modulo final do curso de história da música de Leonardo Martinelli, com A história da música moderna

João Marcos Coelho volta à programação nos dias 22, 23, 24 e 25, com o curso O erudito e o popular. Será que essas classificações fazem ainda sentido?, ele se pergunta – e busca uma resposta abordando o trabalho de músicos que trafegam entre os dois universos, mostrando que o mais importante é a qualidade da invenção. Nos mesmos dias, no horário noturno, a pianista Helen Gallo vai tratar da vida e da obra de Ferdinand Ries, Charles-Valentin Alkan, Arthur Napoleão e Reynaldo Hahn, personagens importantes no panorama musical de suas épocas, em Música esquecida

A última semana traz o curso A música segundo Bach, dedicado à vida e à obra do compositor, com Irineu Franco Perpetuo; e Como nasce uma montagem de ópera, em que o diretor Caetano Vilela vai mostrar como desenvolve a interpretação para uma ópera a partir de quatro trabalhos assinados por ele em teatros brasileiro: Les troyens, de Berlioz, Lady Macbeth do Distrito de Mtzenk, de Shostakovich, Ainadamar, de Osvaldo Golijov, e O navio fantasma, de Wagner. 

Tendo em vista a pandemia, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Conheça abaixo a programação de junho:

Para entender Tristão e Isolda e Parsifal
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 1º, 2, 3 e 4 de junho, das 11h às 12h30
Após o curso Para Entender o Anel do Nibelungo, o professor João Luiz Sampaio aborda outras duas obras do compositor Richard Wagner: Tristão e Isolda e Parsifal, ambas inspiradas em textos medievais e recriadas pela sensibilidade romântica. 

A história da música no Romantismo
Por Leonardo Martinelli, compositor, professor, doutor em música
Dias 1º, 2, 3 e 4, das 19h às 20h30
O curso de História da Música do professor Leonardo Martinelli continua com o módulo dedicado ao Romantismo. O sexto e último módulo vai abordar a música moderna (veja mais informações abaixo).

Piano sem fronteiras 
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 8, 9, 10 e 11 de junho, das 11h às 12h30
Além do piano, a liberdade de escolhas artísticas e uma concepção inclusiva da música são dois atributos comuns a estes quatro músicos tão notáveis quanto díspares entre si: Friedrich Gulda, Glenn Gould, Marc-André Hamelin e Nikolai Kapustin.

Nações musicais
Por Matheus Bitondi, professor e compositor
Dias 8, 9, 10 e 11 de junho, das 19h às 20h30 
O curso propõe uma viagem pelo estilo musical de diversos países do mundo. A partir da audição de obras de compositores como Tchaikovsky, Grieg, Sibelius, Smetana, Nepomuceno e outros, são discutidas suas características nacionais e suas relações com as tradições populares.

A música na Semana de Arte Moderna
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora 
Dias 15, 16, 17 e 18 de junho, das 11h às 12h30
Em 1922, a Semana de Arte Moderna abalou os alicerces da cultura nacional. Além de exposição de artes plásticas, declamação de poemas e conferências, houve muita música. Quais as obras tocadas e seus intérpretes? Qual a importância de Villa-Lobos no evento? Essas e outras questões serão discutidas no curso.

A história da música moderna
Por Leonardo Martinelli, compositor, professor, doutor em música
Dias 15, 16, 17 e 18 de junho, das 19h às 20h30
Encerrando a série sobre a história da música clássica oferecida pelo professor Leonardo Martinelli, o curso vai abordar a produção musical do final do século XIX e a criação do século XX até a Segunda Guerra Mundial.

O erudito e o popular
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 22, 23, 24 e 25 de junho, das 11h às 12h30
O que é erudito? O que é popular? Estas classificações fazem algum sentido hoje em dia? Um punhado de grandes músicos em variadas formações comprova que não há degraus de qualidade que os separem. Vale como critério fundamental a qualidade de invenção – seja na música escrita, seja naquela que é criada no instante da execução, a música improvisada. Em quatro aulas, vamos mapear algumas das mais inventivas aventuras nesta “terra de ninguém”.

A música esquecida
Por Helen Gallo, pianista, professora e doutora em música
Dias 22, 23, 24 e 25 de junho, das 19h às 20h30
Atualmente as composições para piano de Ferdinand Ries, Charles-Valentin Alkan, Arthur Napoleão e Reynaldo Hahn são pouco conhecidas, embora todos eles tenham sido personagens importantes no panorama musical de suas épocas. Este curso vai apresentar a vida e a obra desses compositores, com enfoque no repertório para piano.

A música segundo Bach
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
Dias 29 e 30 de junho e 1º e 2 de julho, das 11h às 12h30
O curso aborda a vida e a obra do compositor Johann Sebastian Bach, mostrando sua
importância para a história da cultura ocidental. Serão abordadas suas principais composições e inovações que influenciariam os séculos seguintes. 

Como nasce uma montagem de ópera
Por Caetano Vilela, diretor teatral
Dias 29 e 30 de junho e 1º e 2 de julho, das 19h às 20h30
O diretor Caetano Vilela aborda no curso a criação de interpretação para uma ópera, a partir de quatro trabalhos assinados por ele em teatros brasileiro: Les troyens, de Berlioz, Lady Macbeth do Distrito de Mtzenk, de Shostakovich, Ainadamar, de Osvaldo Golijov, e O navio fantasma, de Wagner. 
 

Leia também
Notícias 
Morre em São Paulo o diretor teatral e cenógrafo Walter Neiva
Notícias Fórum lança concurso de composição de ópera
Colunistas Um reencontro com a filarmônica, na Sala Minas Gerais, por Irineu Franco Perpetuo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário