sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

SELECIONADO PARA O ONLY SIX: BLOG ARTE BRASIL ENTREVISTA VALDIR RODRIGUES


O Blog Arte Brasil tem mais uma vez a satisfação de entrevistar o ator, poeta, dramaturgo e psicoterapeuta Valdir Rodrigues, agora como um dos vencedores regionais para apresentar repórter do reality show Only Six. O artista vai apresentar o reality Show no Castelo.  

Valdir, conte um pouco sobre suas primeiras descobertas na arte. 
Foi em uma visita aos estúdios do SBT em São Paulo quando tinha 08 anos, lá descobri que queria participar do mundo artístico. Fiquei encantado com toda a fantasia, toda produção que precisava ser feita para gravar um programa de televisão, na época fui através de uma excursão da minha escola participar de um programa do Silvio Santos, escola contra escola ou competição entre as escolas, não vou lembrar o nome. Fui também ao programa Dó Re Mi com a Simoni.  Outro programa que participei foi “Pintando o Sete” com Andrea Veiga e tive também a alegria de ir ao circo do Palhaço Bozo. Acredito que tudo isso me encantou e influenciou querer fazer parte o mundo artístico.    

Quais foram suas primeiras experiências teatrais e como foram? 
Foi na escola quando tinha uns 10 anos, que participei da minha primeira apresentação de teatro com a peça “A escolinha do professor Raimundo”, foi feito uma adaptação baseada no programa da Globo da “Escolinha do professor Raimundo”. Comecei interpretando o papel do “Seu” Boneco, depois, me pediram para interpretar o Rolando Lero, faltava um personagem, estavam com dificuldades para encontrar alguém para interpretar o Professor Raimundo, aceitei o desafio e consegui, quando percebi estava interpretando o professor Raimundo! Fui maravilhosa a apresentação, ali naquele momento senti que era realmente o que eu queria fazer. Profissionalmente tive a minha oportunidade no projeto batuque na caixa, da cidade de Londrina.  

O que a arte te proporcionou em termos de conhecimento, lugares e pessoas que você conheceu? 
A arte me proporcionou ser hoje quem eu sou uma pessoa tranquila, calma, feliz e realizada. Agradeço a Deus por ter acredito em mim e não ter desistido como muitos amigos que foram ficando pelo caminho, não é nada fácil, porque existem poucos incentivos, e temos contas para pagar e queremos algo certo e fixo, muitas vezes com a arte isso não é possível, mas insisti, quebrei barreiras, enfrentei dificuldades, preconceitos, porque muitos diziam que “isso” era coisa de vagabundos, mas hoje estou aqui para provar que eles estavam errados. Conheci muitos lugares pelo Brasil e outros países por causa do meu trabalho como ator, conheci Paris, Portugal, tive trabalhos divulgados por toda a Europa, onde pude fazer especializações na área teatral intercâmbios. E assim, conhecer pessoas maravilhosas, que sonham, buscam pessoas com sensibilidade e uma visão poética do mundo.  

Como é a experiência de arte educação e psicoterapia? 
Não tem preço, nada consegue substituir a alegria em ver um sorriso de uma criança ou adolescente, quando ele percebe que tem valor, que é capaz, que pode fazer algo, e ainda com pessoas assistindo sua apresentação teatral e recebendo aplausos! Muitas crianças e adolescentes não tem estrutura família, se sentem sozinhos, inseguros e com um vazio crescendo em seu interior a cada dia, sentem-se angustiados e tristes, muitas vezes culpados pela situação, através da arte, do psicodrama, podemos resgatar a confiança, autoestima, o valor, e mostrar que podem se expressar, que são livres para falar, se comunicar, desta forma acontece à catarse, depois, trabalho com a ressignificação, a criança ou o adolescente entendem que eles não estão sozinhos, que precisam ter um relacionamento consigo mesmo, e que independente de qualquer coisa, podem lutar, podem vencer, voltam a ter esperança, amor próprio, respeito a si mesmo e ao próximo, acabando muitas vezes ajudando em casa na restauração família, através do respeito aos pais, convivência, ajuda, melhorando o comportamento na escola e livres para serem felizes!        


Parabéns por sua vitoriosa campanha para chegar ao Only Six. Conte-nos um pouco sobre o programa e sua emoção de ser selecionado: 

Eu agradeço a todos, pois, foi o esforço de todos com visualizações, curtidas, comentários e compartilhamento que me ajudaram ser escolhido repórter apresentador da nossa região do Reality Show Only SixRealmente foi uma notícia fantástica saber que fui selecionado! Quero agradecer também por esta oportunidade de poder falar um pouco da minha história, e não posso deixar de agradecer ao grande produtor Marcelo Zenicola 



Um comentário: