quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UNIÁO PELO TEATRO OURO VERDE



A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu nesta quinta-feira, 16/2, em Brasília, o deputado federal Alex Canziani (PR) e a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, com o objetivo de buscar formas de parcerias para a reconstrução do Teatro Universitário Ouro Verde, atingido por um incêndio de grandes proporções na tarde do último domingo, 12 de fevereiro.

“Temos que nos preocupar com esse teatro, nos juntarmos ao governo estadual e à iniciativa privada, através da Lei Rouanet, e encontrar mecanismos para reconstruir esse importante espaço cultural, referência para todo estado do Paraná e para o Brasil”, disse a ministra.

O deputado federal Alex Canziani e a reitora Nádina Moreno se mostraram entusiasmados após o encontro e confiantes no processo de parceria e reconstrução do teatro. “A ministra se mostrou consternada com a situação, e informou que desde segunda-feira acompanha as notícias referentes ao incêndio e à destruição do teatro. Isso nos faz crer que o Ministério da Cultura será um grande parceiro para que esse importante espaço seja devolvido à população de Londrina e do Brasil. Agora, o primeiro passo é levantarmos com exatidão os custos da reforma, para elaborarmos um projeto de reconstrução”, afirmou o deputado Alex Canziani.

“Pela importância histórica e cultural, pelo prédio projetado pelo arquiteto João Batista Villanova Artigas, importante figura do modernismo brasileiro, nós vamos trabalhar juntos para recuperar esse importante patrimônio brasileiro”, afirmou a ministra Ana.

60 anos de história

Inaugurado em 24 de dezembro de 1952, quando Londrina vivia o auge da cultura do café, o então Cine Teatro Ouro Verde foi adquirido pela UEL em 1978 e, desde a década de 1980, abriga as mostras do Festival Internacional de Londrina (FILO). Em 1998, a edificação foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. O teatro é o maior do norte do Paraná.

Atualmente, o espaço que apresenta capacidade para 853 espectadores, está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), razão pela qual a ministra Ana solicitará ao Instituto que realize um estudo detalhado dos custos do processo de restauro do teatro.

No último domingo, o prédio foi atingido por um incêndio que consumiu toda a parte interna do edifício, onde ficavam o palco e as poltronas. A assessoria da UEL informou que foi possível salvar apenas alguns objetos, como dois pianos, que estavam em uma sala na frente, e alguns arquivos nos fundos do edifício. O teatro estava fechado desde o fim de dezembro, por conta da reforma no palco de 120 metros quadrados, que teve todo o piso de madeira trocado. Foram investidos no ano passado cerca de R$ 2 milhões nos sistemas hidráulico, elétrico e em equipamentos. Sua reabertura estava prevista para ocorrer no dia 10 de março, dando início às comemorações dos 60 anos de sua inauguração.

(Fonte: Ministério da Cultura)
(Texto: Marcos Agostinho – Ascom/MinC)
(Fotos: Letícia Verdi – Ascom/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário