terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DO BLOG/JAIME SANTOS



Entrevista para o blog Arte Brasil

O blog Arte Brasil tem o prazer de receber para um bate papo, o compositor, violonista e cantor Jaime Santos, que além de belas músicas, tem muita história para contar:

1) Jaime Santos é um prazer ter você falando com o público que acompanha nosso blog. Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória?

Claro! É um prazer enorme estar participando pela primeira vez do Blog. Quero agradecer pelo convite e pela lembrança e dizer que estarei sempre à disposição para o que precisarem.

Minha trajetória é uma estrada longa, se eu for te contar tudo não vai caber nesta entrevista. rsrsrs... Resumindo. Nasci em Porto Alegre/RS e comecei minha trajetória aos dezoitos anos de idade na cidade de Canoas, no RS, participando de um festival de música com a canção “Vida Severina” baseada na obra de João Cabral de Mello Neto na escola onde estudava no Centro Educacional La Salle e a partir daí não parei mais. Estudei música, técnicas de canto e participei de alguns festivais pelo Brasil. Já trabalhei em Porto Alegre, em Canoas, em Florianópolis, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, interior de São Paulo, São Paulo Capital, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Vitória da Conquista e muitas outras. Atualmente moro em Londrina, onde estou trabalhando com autores locais e me apresentando no Sebo Capricho as sextas e aos sábados há 3 anos.



2) Você é violonista. Seu instrumento ajudou nas primeiras composições? E como é o seu processo de criação?

Não me considero um violonista. Acompanho-me com o violão, o que é diferente de ser um violonista, que estuda especificamente o instrumento e é um instrumentista. No entanto, o violão foi e é uma grande ferramenta de meu trabalho sem o qual nada existiria. Minhas composições acontecem naturalmente algumas vezes, outras não saem de jeito nenhum. As vezes sai de pronto, outras vezes sai de pronto, mas tem uma coisa incomodando. Gosto de fazer a música com a letra e vice-versa, mas tem vezes que faço só a música, como tenho muitas feitas em parceria com o Itamar Rios de Florianópolis, aonde ele faz a letra e eu a música.


3) Você tem idéia de quantas obras musicais já escreveu? E os shows e Festivais que foram memoráveis para você?

Mais ou menos 100 músicas. Umas ainda por acabar. No cifraclub tem 78 a disposição.

1 - O primeiro que foi na escola La Salle. Tremia que nem vara verde, mas ganhei o festival. Valeu pela coragem.



2 – O show no TAC em Florianópolis em 1998 que foi uma tragédia. Muito pouco ensaio, muitos erros, valeu como experiência, sou muito crítico comigo mesmo e ainda acho que estou no processo de aprendizagem.


4) Você morou em cidades e Estados diferentes do país. De que forma esta experiência pessoal influencia suas letras e melodias?

Sim! Foram três estados que considero que morei: No RS em Porto Alegre,
Em SC em Florianópolis, e no PR em Londrina.
De todas as formas possíveis entre as três culturas diferente destes três pólos Porto Alegre, pelo urbanismo e sua arquitetura tem uma atmosfera poética e o potencial de capital de grande porte de um estado que tem como fronteira a leste o oceano atlântico, a oeste a Argentina e ao sul o Uruguai, dois países da América Latina de língua espanhola e de grande influência cultural e a norte pelo estado de Santa Catarina. Em Santa Catarina fui morar em Florianópolis outra cultura onde morei doze anos de minha vida, terra de pescadores e de belezas naturais sem igual. Uma cultura praieira de sotaque relaxado a beira mar e que teve influência sobre meu trabalho sim, mas morando em Porto Alegre eu já vim com arcabouço, quando cheguei a Florianópolis eu já sabia o que queria musicalmente, era a MPB, apenas fui juntando as coisas, fragmentos e clippando tudo, junto com outros parceiros musicais como Itamar Rios, por exemplo. Falávamos de mar e de natureza em nossas músicas, mas também do Brasil. Aliás, muito mais do Brasil do que de Santa Catarina ou de Florianópolis, mas Florianópolis estava ali, fazia parte do cenário. Londrina é outra cultura é uma cidade do interior com um potencial vastíssimo, é um pólo da música de entretenimento, como o sertanejo. E como eu gosto do sertanejo de raiz compus algumas canções e melodias nesta área. No entanto morar em Londrina é um desafio ao mesmo tempo por ter tantas coisas por fazer ainda em termos de música e cultura, o que falta é vontade política. Tendo como exemplo Paulínia no interior de São Paulo que abraçou o cinema, no meu ponto de vista nenhuma cidade do porte de Londrina é incapaz de tamanha proeza. Gosto muito da cidade e pretendo fazer minha parte. Sou brasileiro e tenho obrigação de lutar por melhores possibilidades para os brasileiros.

Continua...

Nome: Jaime Santos
Discografia:
E-mail: jaimesantos_hotmail.com
Site: www.jaimesantos.com.br
Contatos para shows: (43) 3329-2834 – (43) 8429-9979

Um comentário:

  1. Será que consigo ouvir as músicas no site de Jaime Santos?
    Gostei muito da entrevista, quero conhecer mais este artista.
    Se alguém puder informar, agradeço

    Vivian L Cristina Lopes
    lelecristinaldna@hotmail.com

    ResponderExcluir