sábado, 18 de fevereiro de 2012

ARTIGO "O RIO É DO BRASIL''


Não exatamente foi onde o Brasil começou, mas foi no Rio de Janeiro que tudo se processou até chegarmos ao século XX: o poder central; o alvorecer da nossa música erudita; o samba, o choro e a bossa nova; a Copa do Mundo; o tradicional Carnaval das escolas de samba e a mítica das novelas e já na modernidade: o Rock in Rio!

O Rio de Janeiro tem mesmo uma ligação de beleza e amor com o país e que o torna a terra onde todos os brasileiros se sentem em casa.

A afamada cordialidade do carioca é quase um espelho de nosso povo pelo imenso mapa, povo cuja miscigenação chega à sociologia e nas discussões das universidades.

A Biblioteca Nacional é o grande depositário de nosso legado intelectual e um gigante como Heitor Villa Lobos, percorreu a alma e as terras do Brasil para transcrevê-lo em pauta e sons. No inicio do século XX, sair do seu Estado e mostrar o trabalho intelectual e artístico no Rio de Janeiro tinha o mesmo significado que ir à Paris para se mostrar ao mundo. Foi o que gaúchos como Radamés Gnatalli e Érico Veríssimo fizeram ao lado de baianos, como Glauber Rocha e Jorge Amado. E assim, dos clássicos populares aos maiores estudiosos e eruditos, o Rio foi abrindo caminho à diversidade do coração e da alma brasileiros. E foi sendo ca(o)ntado em verso e prosa por brasileiros nascidos mineiros, paulistas, baianos, alagoanos, cearenses, gaúchos e capixabas. Brasileiros que se tornaram cariocas e através do Rio, se tornaram ainda mais brasileiros.

O samba é do Rio?

A Copa é do Rio?

As novelas pertencem ao Rio?

O Rock in Rio é do Rio?

Por certo, que pertencem ao Brasil pela força e magia que o Rio de Janeiro tem na alma de cada brasileiro. E, portanto o Rio pertence ao Brasil. O Rio de Janeiro é do Brasil!

E é por isto, que tudo o que acontece no Rio, para o bem e para o mal, chama a atenção do país.

O povo desta nação entende o Rio de Janeiro como parte de si mesmo e por isto, devemos honestamente nos unir por uma memorável Copa do Mundo e Olimpíadas. Afinal é o Brasil lá representado e o Rio de Janeiro é mesmo patrimônio do Brasil!

Aldo Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário