terça-feira, 6 de março de 2018

TRIO AQUARIUS ABRE AS COMEMORAÇÕES PELOS 90 ANOS DO COMPOSITOR ÉDINO KRIEGER

No próximo dia 8 de março, quinta-feira, às 20h, o Trio Aquarius fará o primeiro concerto da série de homenagens aos 90 anos do compositor Edino Krieger, na Casa Museu Eva Klabin. Até o dia 17 de março, data de seu aniversário, serão promovidos outros concertos comemorativos no Centro de Artes da UFF, na Escola de Música da UFRJ, na Sala Cecília Meireles e na Casa do Choro. Inaugurando também as comemorações dos 20 anos do Concertos de Eva, os músicos Flávio Augusto (piano), Ricardo Amado (violino) e Ricardo Santoro (violoncelo) vão interpretar os oito “Estudos Intervalares”, nunca antes executados na íntegra, dentre outra raridades.

Flávio Augusto, Ricardo Amado e Ricardo Santoro encontraram-se pela primeira vez em 1991, e, desde então, vêm desenvolvendo ininterruptamente um trabalho de alta qualidade, que coloca o Trio Aquarius entre os melhores e mais destacados conjuntos de câmara do Brasil.  Logo em seu primeiro ano de existência, o Trio Aquarius obteve o terceiro lugar no mais importante concurso de música erudita do Brasil, o Prêmio Eldorado de Música – SP. Desde então, sua carreira tomou grande impulso, destacando-se suas apresentações à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica de Campinas, quando executaram o Concerto Tríplice de Beethoven.

Em 1999, o Trio Aquarius foi o grande vencedor do II Concurso Nacional de Música de Câmara "Henrique Nirenberg", realizado na Escola de Música da UFRJ Com um repertório que inclui clássicos do século XVIII até compositores contemporâneos, o Trio Aquarius tem como um de seus principais objetivos a divulgação da música brasileira de todas as épocas.  Para tanto, já gravou dois CDs, com obras de Nestor de Hollanda Cavalcanti, Villani-Côrtes, Henrique Oswald, Guerra-Peixe e Francisco Braga. Na Alemanha, o Trio Aquarius se apresentou em Hannover - representando o setor cultural do Brasil na EXPO-2000 - e na “Haus Der Kulturen Der Welt”, em Berlim, em concertos com transmissão ao vivo para vários países da Europa pela televisão. Nos Estados Unidos, participou de uma turnê por quatro cidades, levando a música brasileira a Nova York, Washington, Denver e Selinsgrove.

Em 2009, o Trio Aquarius foi o trio escolhido pela direção do Museu Villa Lobos para fazer a inédita integral no Brasil dos trios de Heitor Villa-Lobos, dentro das comemorações oficiais do 50º aniversário de morte do maestro, na Sala Cecília Meireles. Em 2011, o compositor Edino Krieger dedicou a sua obra “Trio Tocata” ao Trio Aquarius, que fez a estreia mundial na 19ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea do mesmo ano. 
 
 
SERVIÇO:
08/03/2018 – Quinta-feira – Trio Aquarius faz homenagem aos 90 anos de Edino Krieger
Local: Casa Museu Eva Klabin
Horário: 20h
Endereço:  Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa
Ingressos: R$50 e R$25 (idosos e estudantes)
Informações: (21) 3202-8550

Programa Edino Krieger

ESTUDOS INTERVALARES
NINA
SONATINA
TRIO TOCATA (Dedicado ao Trio Aquarius)
Opus 1 para violino solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário