terça-feira, 20 de março de 2018

MINISTRO DA CULTURA PARTICIPA NOS EUA DO MAIOR EVENTO MUNDIAL DE JOGOS ELETRÔNICOS


 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, desembarca nesta terça-feira (20) em São Francisco, nos Estados Unidos, onde participará da Conferência de Desenvolvedores de Jogos (Games Developers Conference), maior evento da indústria de jogos eletrônicos do mundo. É a primeira vez que um ministro da Cultura do Brasil comparece à conferência, onde estão reunidos 26 mil empresários, programadores, artistas, produtores, designers e demais profissionais do setor.
 
Sá Leitão estará acompanhado do presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Christian de Castro, e da chefe do Departamento de Economia da Cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciane Gorgulho.
 
A ida do ministro é mais um passo do Ministério da Cultura (MinC) para reforçar o apoio ao setor de jogos, dada a sua crescente importância dentre as atividades da economia criativa. O MinC e a Ancine vão lançar, em breve, uma linha com cerca de R$ 100 milhões para acelerar o desenvolvimento deste mercado. "O setor de games movimentou US$ 108,4 bilhões em 2017. É um mercado em alta no mundo e também no Brasil. Ao investirmos neste setor, estamos contribuindo com a redução do desemprego entre jovens no Brasil, que chegou a 25,1%", ressalta Sá Leitão.
 
Cerca de 50 empresas ligadas à Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) confirmaram presença no evento, com um total de 120 profissionais brasileiros em São Francisco, no estado da Califórnia. "A participação do ministro, para nós, dá um encorajamento enorme de que o Brasil reconhece a força dessa indústria. É uma indústria que cresce fortemente e que tem empresários ansiosos por crescer e por oportunidades", diz a diretora-executiva da Abragames, Eliana Russi.
 
Na terça-feira, o ministro se reúne com a diretoria da Abragames e outros empresários. Na quarta (21), visita os estandes de países como França, Coreia do Sul, Canadá e Alemanha, além de manter contato com empresários e expositores de outros países. Na quinta-feira (22), antes de embarcar de volta para o Brasil, Sá Leitão visitará a Industrial Light & Magic (ILM), empresa de efeitos especiais para filmes fundada, em 1975, pelo produtor e cineasta norte-americano George Lucas. A ILM é uma divisão da produtora Lucasfilm, que foi adquirida pela Walt Disney Company, em 2012.
 
O governo federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Abragames, desenvolve o programa setorial de exportação Brazilian Game Developers (Desenvolvedores de Jogos Brasileiros). Na conferência, há uma sala para que os empresários brasileiros se reúnam com produtores e parceiros de outros países.
 
A Conferência de Desenvolvedores de Jogos começou nesta segunda (19) e vai até sexta-feira (23). O encontro é promovido pela UBM Game Network, empresa de mídia com sede em Londres e líder na organização de eventos globais para empresários. A programação prevê mais de 500 palestras e painéis sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos e de realidade virtual, com a presença de expoentes da indústria. Há também exposições de plataformas, ferramentas e serviços que podem ajudar a impulsionar o setor.
 
Assessoria de Imprensa
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário