sábado, 20 de fevereiro de 2021

FOLHA DE SÃO PAULO 100 ANOS


 A “Folha de S.Paulo”, um dos mais importantes jornais do Brasil, completa, nesta sexta-feira (19), 100 anos de existência.

A Folha nasceu com outro nome. Começou “Folha da Noite”, em fevereiro de 1921. Depois, vieram a “Folha da Manhã” e a “Folha da Tarde”, para, em 1960, serem uma só: a “Folha de S.Paulo”.

Com textos enxutos e dinheiro curto, chamou a atenção de Octavio Frias de Oliveira, o Seu Frias, como depois seria chamado, e do sócio, Carlos Caldeira Filho, que assumiram a folha em 1962. Nos anos seguintes, colocaram as finanças em dia e começaram a modernizar o jornal.


Em 30 de março de 2014, o editorial admitiu que o apoio tinha sido um erro - a mesma atitude adotada pelo “Globo” no ano anterior.



A extensa cobertura, em 1975, do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, nas dependências do DOI-Codi, o órgão de repressão política do Exército, em São Paulo, foi um dos marcos de uma escalada pela democracia.

No fim de 1983, a sociedade pressionava pela volta das eleições para presidente e a “Folha” encampou a campanha das Diretas Já. O movimento "Use amarelo" pintou as capas das edições do jornal.

Nessa época, o filho de Seu Frias, Otavio Frias Filho, como diretor de redação, começava a colocar em prática um projeto ambicioso, com medidas que inovaram e profissionalizaram o jornalismo na empresa. Era o Projeto Folha, como ficou conhecido.

Em 2016, Otavio Frias Filho reafirmou o que pensava do jornalismo num debate em Londres.

"Fui educado numa escola de jornalismo segundo a qual cabe ao jornalismo ser crítico em relação a todas as fontes de poder; cabe ao jornalista se desengajar, se distanciar e adotar uma visão de fiscalização e de crítica erga omnes", afirmou Otavio.


Octavio Frias de Oliveira morreu aos 94 anos, em 2007, e Otavio Frias Filho, em 2018, precocemente, aos 61 anos. A identidade da Folha sobreviveu à passagem de comando - hoje, o publisher é Luiz Frias - e à passagem do tempo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário