sábado, 20 de fevereiro de 2021

CULTURA EM AÇÃO: EM PAUTA O SECRETÁRIO DE LONDRINA, BERNARDO PELLEGRINI

 


Jornalista e músico, Bernardo Pellegrini é londrinense e atuou em importantes jornais e revistas como Folha de Londrina, O Globo, Folha de S. Paulo, Veja e Planeta.

Compositor para teatro desde os anos 70, gravou álbuns marcantes como Dinamite Pura, Quero seu endereço e Outros Endereços.

Foi secretário municipal de cultura de Londrina entre 2001 e 2004 quando foram criados e desenvolvidos o Promic/Programa Municipal de Incentivo a Cultura de Londrina e a rede cidadania, modelos para a gestão cultural em todo o Brasil.

Contemplado com o Prêmio Trajetórias do Governo do Paraná/Lei Aldir Blanc por sua história cultural, Bernardo Pellegrini retorna ao comando da cultura em Londrina e destaca prioridades e sua visão para a arte em tempos de pandemia e a necessidade de muito diálogo. Em uma carta aberta à sociedade e ao Conselho de Cultura de Londrina, o novo gestor destaca:

“Minha experiência como secretario de cultura de 2001 a 2004 me ensinou que o começo de um governo define eu ritmo e seu rumo. Por isso nestes meus primeiros dias centrei minha energia para conhecer a secretaria e as pessoas com as quais vou trabalhar nos próximos anos, e sem a presença dos funcionários demorei um pouco pra me acostumar. Fui saber dos projetos em execução, nossa produção, nossos potenciais, como estão distribuídos os artistas e os produtores, como a cultura está presente e onde em nossa cidade apaixonante, multicultural e complexa.  

Já falei com muita gente, mas o principal até aqui foi conhecer todos os meus novos parceiros de trabalho nas secretarias fins do governo que se inicia (Mulher, Igualdade Racial, Educação, Idoso, Esportes e Cultura) e pensar projetos sócio culturais que contemplem todo esse público, abrindo possibilidades inéditas para os trabalhadores da cultura de Londrina.

 

Imaginei me integrar plenamente às atividades do Conselho assim que tivesse um desenho mais amplo, um foco melhor no que podemos fazer e propor, mas avaliei mal o ambiente de incertezas e  geradas pela crise sanitária em combinação com a crise econômica e política que nos afeta muito, nos deixa sem trabalho, nos deixa ainda mais inseguros diante do futuro. “ pontuou Pellegrini

 

Entre as ações iniciais do novo secretário estão:

 

1 . O primeiro ato foi trazer a londrina o arquiteto que projetou o Teatro Municipal para ver as obras paradas e pensar soluções para terminar a construção;

 

2. Reunião com várias secretarias, como: Idoso, Assistência Social, Educação, Mulher e Igualdade Racial;

 

3. Reunião com dezenas de produtores culturais de vários segmentos como teatro, carnaval, hip hop, samba e literatura;

 

4.  Reunião com Conselho de Cultura.

 

5. Visita ao Museu Histórico, conhecendo os benefícios dos projetos patrocinados pelo PROMIC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário