quarta-feira, 13 de maio de 2020

CARTA DO ICAB PELA APROVAÇÃO0 DA LEI DE EMERGÊNCIA CULTURAL



Carta Aberta do Instituto Cultural Arte Brasil pela
Aprovação da Lei de Emergência Cultural

Para: Parlamentares do Congresso Nacional e relatores(as) do Projeto de Lei (PL) 1075/2020.


O Instituto Cultural Arte Brasil, constituído sob a forma de OSC/Organização da Sociedade Civil e com finalidades e missão social, cultural, educativa e ambiental foi fundado em 1998 e por suas ações de vanguarda, preservação do patrimônio imaterial e produtos culturais oriundos dos seus projetos, foi reconhecido com mais de 20 prêmios e indicações nacionais e internacionais.

Reúne artistas, educadores, ativistas, pesquisadores e lideranças nas mais diversas áreas e atua de forma indireta em mais de 20 Estados Brasileiros, no exterior e de forma direta nos Estados do Paraná, São Paulo e Sergipe.

Nossos profissionais, diretoria e voluntários tem destacada atuação em conselhos municipais e estaduais de cultura; educação; criança e adolescente; da mulher; igualdade racial e assistência social.

Recentemente, por conta das dificuldades impostas à cultura pelo covid 19, o presidente do ICAB (Aldo Moraes) tem contribuído com as discussões no Paraná em torno de ações de políticas públicas emergenciais para o setor cultural e também participa desde o inicio das discussões nacionais em torno da aprovação IMEDIATA do PL 1075/2020 - que conta com projetos de lei 1089, 1251 e 1365 (todos de 2020) apensados - em âmbito nacional, auxiliando emergencialmente os inúmeros artistas de todos os Estados em meio e após a pandemia COVID-19.

O Instituto Cultural Arte Brasil considera a cultura essencial para a saúde mental, desenvolvimento intelectual e capacidade criativa da população. Neste momento, os profissionais da cultura estão extremamente prejudicados: foram os primeiros a saírem de cena e serão os últimos a voltar. Portanto, reforçamos o posicionamento de outras organizações nacionais e obramos da Câmara Federal, do Senado Federal e do Poder Executivo Nacional uma ação concreta para socorrer o setor que tem dado glórias, alegrias e reflexão ao país.

Aldo Moraes
Maestro, Jornalista e Escritor
Ex-Secretário de Cultura de Londrina/PR
Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil

13 DE MAIO DE 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário