Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sábado, 12 de julho de 2025
APAIXONADO: MORRE O CRÍTICO DE CINEMA JEAN CLAUDE BERNARDET
Um dos principais críticos do cinema nacional, Jean-Claude Bernardet morreu neste sábado (12), aos 88 anos. Conforme informações de amigos, ele teria sofrido um AVC e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo (SP). O velório, aberto ao público, será realizado neste domingo (13) na Cinemateca Brasileira, também na capital paulista, das 13 às 17 horas. Jean-Claude Bernardet também era ator, diretor, roteirista, escritor e professor. Nascido na Bélgica em 1936, ele passou a infância em Paris, na França, e se mudou para o Brasil com a família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964.
Interessou-se por cinema a partir do cineclubismo e começou a escrever críticas no jornal "O Estado de São Paulo" a convite de Paulo Emílio Salles Gomes. Autor de obras como "Brasil em Tempo de Cinema" (1967), "Trajetória Crítica" (1978), "O Que é Cinema" (1980) e "Cineastas e Imagens do Povo" (1985/2004), Bernardet foi referência para nomes icônicos do Cinema Novo, como Glauber Rocha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário