Um desfile inédito com as múmias de 22 reis e rainhas do Egito antigo, entre os quais estão Ramsés II e Hatshepsut, ocorreu neste sábado (3) pelas ruas do Cairo em direção à nova morada dos faraós, o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC), ao sul da capital, que será inaugurado no domingo. O trajeto de sete quilômetros durou uns 40 minutos, e foi realizado sob estrita vigilância policial.
A Praça Tahrir, onde fica o museu histórico e que foi recentemente decorada com um obelisco antigo e quatro esfinges com cabeça de cabra, e suas imediações foram fechadas "a veículos e pedestres". Os egípcios puderam acompanhar pela TV estatal o desfile dos 18 reis e quatro rainhas, que contou com uma cerimônia de abertura cuidadosamente coreografada. Em sua chegada, os reis e rainhas foram saudados por 21 salvas de canhão.
Em ordem cronológica, o faraó Sekenenré Taá (século XVI a.C.), da 17ª dinastia, abriu o cortejo, que foi encerrado por Ramsés IX (século XII a.C.), da 20ª. Todos foram transportados em carros ao estilo faraônico. Vários artistas egípcios participaram do evento com apresentações musicais.
O NMEC ocupa um grande edifício ao sul do Cairo. Ele foi inaugurado parcialmente em 2017 e abrirá as portas no domingo, mas as múmias só serão expostas ao público a partir de 18 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário