(Elsie Houston-Péret)
22/4/1902 Rio de Janeiro, RJ - 20/2/1943 New York, E.U.A
Uma dos sete filhos
do cirurgião-dentista americano James Frank Houston, que migrou para o
Brasil
em 1891, e de Arinda de Malta Galdo. Soprano de formação clássica,
demonstrou
talento artístico desde muito cedo, tendo estudado canto com Stella
Parodi.
Ainda adolescente conheceu nomes como Heitor Villa-Lobos, Heckel Tavares
e
Camargo Guarnieri.
Em 1922 conheceu Luciano Gallet,
com quem passou a interessar-se pelas canções folclóricas harmonizadas,
de quem
gravou diversas composições. Em 1923 foi enviada pela família para
estudar na Alemanha,
se tornando pupila da legendária cantora lírica Lilli Lehmann, com quem
aprendeu sólida técnica vocal. Retornou ao Brasil dois anos depois. Em
1924
gravou de Luciano Gallet as composições "Ai, que coração", "A perdiz
piou no
campo" e "Fotorototó". Em 1925 gravou do mesmo compositor "Bambalelê",
"Traieiras"
e "Arrazoar". No mesmo ano, estudou com Ninon Vallin em Buenos Aires na
Argentina.
Em 1927 conheceu Mário de Andrade, aumentando seu interesse
pelo
folclore brasileiro, tendo na mesma ocasião recolhido temas do folclore
nordestino para interpretar. No mesmo ano, participou do primeiro
concerto de
Heitor Villa-Lobos na
Maison Gaveaux, em Paris, juntamente com Tomás Terán, Artur Rubinstein e
Alina Van Barentzen. Na mesma ocasião recomeçou na capital francesa os
estudos com Ninon Vallin.
Em Paris Elsie conheceu a compositora francesa Marguerite Béclard
d'Harcourt,
pioneira na área da pesquisa em etnomusicologia, especialista na coleção
de
músicas folclóricas sul-americanas, que a encorajou a se dedicar à
pesquisa
da música folclórica brasileira.
Em 1926 Elsie realizou seu primeiro
concerto
de músicas folclóricas brasileiras, num salão pertencente à Marguerite e
seu
marido Raoul d'Harcourt. No anos seguinte estreou na Salle Gaveau,
dividindo o
concerto com Villa-Lobos. Em seguida publicou dois livros sobre Música
Popular
Brasileira. Ainda em 1926 Elsie Houston conheceu o poeta surrealista
Benjamin
Péret, com que se casou. Em 1928 participou do I Congresso Internacional
das Artes
Populares, em Praga na então Thecoslováquia.
Em 1930 retornou ao Brasil, quando gravou o samba "Macumbagelê" de J. da
Paulicéia e Lilico Leal. No mesmo
ano gravou o batuque "Cadê minha pomba rola", a canção "Puxa o melão,
sabiá!" e
os cocos "Coco dendê trapiá", "Eh! Jurupanã", "Aribu" e "Ai sabiá da
mata",
todas de motivo popular com arranjos de sua própria autoria. Na mesma
ocasião
publicou em Paris, com prefácio de Phillipe Stern, o livro "Chants
populaires du
Brésil". Em 1931 escreveu o ensaio "La musique, la danse et les
cérémonies
populaires du Brésil", publicado em "Art populaire, travaux artistiques
et
scientifiques".
Nesse mesmo ano nasceu o seu filho, Geyser. Em 1932
gravou de Pedro da Conceição o samba "Capote do Mangô é teu" e a marcha
"Vejo a Lua no céu". Por conta da aproximação de Benjamin Péret
com manifestos comunistas, Péret foi expulso do Brasil, tendo Elsie
retornado
com o marido para Paris. Excursionou pela América e pela Europa. Em 1933
Elsie
gravou uam série de canções folclóricas brasileiras na França,
acompanhada
por Carlitos e Sua Orquestra Brasileira. Chegou a ser considerada
informalmente
"A Embaixadora da Música Brasileira". Em 1936 Banjamin Péret foi
para a Espanha lutar na Guerra Civil Espanhola, nessa país tendo um caso
extra-conjugal. Elsie nos anos conseguintes retornou periodicamente ao
Brasil,
onde se dedicava igualmente à música folclórica e à música clássica, de
autores como Debussy e Ravel. Separou-se de Benjamin Péret e retornou
mais uma
vez a Paris por volta de 1935.
Em 1937 fixou-se em Nova York, onde viveu
o resto
da vida, tendo se apresentado no rádio e realizado diversos concertos
nos
Estados Unidos, tendo cantado para cerca de 20 mil pessoas no Watergate
National
Park de Washington em 1941. Envolveu-se romanticamente com um belga de
nome
Marcel Courbon, que se dizia "conde" ou "barão", tendo sido
presa com ele em Charleston, na Carolina do Norte, aparentemente por
envolvimento com causas relativas ao comunismo. Nessa mesma época Elsie
mantinha um apartamento em Nova York e o filho numa escola cara.
Morreu
de forma
obscura, suicidando-se com uma overdose de tranquilizantes em 1943, após
sérios problemas financeiros e pessoais. Deixou duas cartas de despedida
em
francês para sua irmã, Maria Pedrosa, e outra para Courbon, que após a
morte
da cantora desapareceu e não pode ser interrogado para esclarecer as
circunstâncias do suicídio.
Uma das
primeiras responsáveis pela descoberta das canções folclóricas
nacionais,
vertente que iria prosseguir posteriormente em trabalhos como os de
Stefana de
Macedo, Dilu Mello, Eli Camargo e Marlui Miranda.
Foi casada com o poeta
francês
Benjamin Péret.
DISCOGRAFIA
1924 - 78 RPM Ai, que coração (Luciano Gallet) |
1924 - 78 RPM A perdiz piou no campo (Luciano Gallet) |
1924 - 78 RPM Fotorototó (Luciano Gallet) |
1925 - 78 RPM Bambalelê (Luciano Gallet) |
1925 - 78
RPM Traieiras (Luciano Gallet) |
1925 - 78 RPM Arrazoar (Luciano Gallet) |
MAR/1930 - 78
RPM (Columbia 5.182) 1. Tristeza (A Tristeza Me Persegue) (Heitor dos Prazeres / João da Gente) - Januário de Oliveira 2. Macumbagelê (J. da Paulicéia / Lilico Leal) - Elsie Houston |
JUN/1930 - 78
RPM (Columbia 5.207) 1. Se Eu Tivesse Um Filme Falado De Você (De Sylva / Brown / Henderson / Décio Abramo) - Januário de Oliveira 2. Sonhador (aren't We All) (De Sylva / Brown / Décio Abramo / Henderson) - Elsie Houston |
JUN/1930 - 78
RPM (Columbia 5.217) 1. Morena Cor De Canela (Adpt. Ary Kerner Veiga de Castro) 2. Saudades Da Bahia (Jorge Pereira Nóbrega / Nelson Silveira De Souza) |
JUN/1930 - 78
RPM (Columbia 5.218) 1. Não Dou (Ary Kerner Veiga de Castro) - Januário de Oliveira 2. Que Queres Mais (Aldeziro Santos "manhoso") - Elsie Houston |
JUL/1930 - 78
RPM (Columbia 5.223) 1. Por Teu Amor Por Ti (Raul C. Morais) - Elsie Houston 2. Eu Só Gosto É De Você (Raul C. Morais) - Januário de Oliveira |
JUL/1930 - 78
RPM (Columbia 5.224) 1. Estás Zangadinha? (Raul C. Morais) - Elsie Houston e Januário de Oliveira 2. Regresso (Raul C. Morais) - Januário de Oliveira |
JUL/1930 - 78
RPM (Columbia 5.225) 1. Miss Fortaleza (Mozart Ribeiro / Pierre Luz) 2. A Sombra Do Nosso Amor (José Francisco de Freitas) |
JUL/1930 - 78
RPM (Columbia 5.242) 1. Vou Pra Bahia (Pedro de Sá Pereira / Correia da Silva) - Elsie Houston 2. Santinha (Tia Amélia) - Aitaré |
1930 - 78 RPM
(Columbia 5.243) 1. Caboclo bom (Heckel Tavares / Raul Pederneiras) - Paraguassú 2. Coração Das Muié (Plínio Brito / Domingos Magarinos) - Elsie Houston |
SET/1930 - 78
RPM (Columbia 7.008) 1. Tea For Two (Vicent Youmans / I. Caesar) 2. I Want To Be Happy (I. Caesar / V. Youmanns) |
SET/1930 - 78
RPM (Columbia 7.014) 1. O Barão Da Bahia (Maria Amélia Barros) 2. Cadê Minha Pomba Rola (Popular / Adpt. Elsie Houston) |
SET/1930 - 78
RPM (Columbia 7.016) 1. Should I?(Arthur Freed / Hacio Herb Brown) 2. You Do Something To Me (Cole Porter) |
OUT/1930 - 78
RPM (Columbia 7.033) 1. Aluga-se Um Coração (Ary Kerner Veiga de Castro) 2. Cheguei (Tia Amélia) |
1930 - 78 RPM
(Columbia 7.050) 1. Puxa O Melão Sabiá (Popular / Adpt. Elsie Houston) 2. Coco Dendê Trapiá (Tradicional / Adpt. Elsie Houston) Ai Sabiá da Mata (Tradicional / Adpt. Elsie Houston) |
1930 - 78 RPM
(Columbia 7.053) 1. Eh Jurupanã (Popular / Adpt. Elsie Houston) 2. Aribu (Popular / Adpt. Elsie Houston) |
FEV/1932 - 78
RPM (Victor 33.520) 1. Capote Do Mangô É Teu (Faustino Pedro Da Conceição) 2. Vejo A Lua No Céu (Faustino Pedro Da Conceição) |
1932 - 78
RPM (Gramophone 7075) 1. Pot pourri: Berceuse Africano-Bresilienne - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien 2. Oia O Sapo - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien |
1932 - 78
RPM (Gramophone 7133) 1. Estou Com Peso - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien 2. Juriatan De Coqueiro - com Carlitos Et Son Orchestre Bresilien |
SD - 78 RPM (Disque
Gramophone P-760) 1. Realejo - Estrela do Ceo (Villa-Lobos) 2. Desejo - Na Paz Do Outono (Villa-Lobos) |
JUN/1938 - 78 RPM
(Liberty Music Shop L232) 1. Jongo 2. Fado |
JUN/1938 - 78 RPM
(Liberty Music Shop L263) 1. Mon Ami 2. The Cherry Tree |
1941 - 78 RPM
(Victor 13667) 1. Foi Numa Noite Calmosa 2. Bahia 3. Dansa de Caboclo |
1941 - 78 RPM
(Victor 13668) 1. Benedicto Pretinho 2. Bia Tá Tá 3. Berimbau |
1941 - 78 RPM
(Victor 13669) 1. Três pontos de santo (1- Charolo, 2- Aruanda, 3- Estrela do mar) (Jaime Ovalle) 2. Tayeras (Luciano Gallet) Babalelê (Luciano Gallet) |
1941 - Villa-Lobos:
A Festival Of Brazilian Music (Victor M-773) 1. Bachiana Brasileira nº 1 2. Nonetto For Chamber 3. Seresta nº 8 4. Quantuor For Harp |
Nenhum comentário:
Postar um comentário