sexta-feira, 21 de março de 2014

A FLAUTA E A MÚSICA NA NOVELA "EM FAMÍLIA"



Manoel Carlos colocou a flauta como protagonista musical na novela Em Família.

O instrumento acompanha os personagens principais: a profissão de Laerte, a música de Helena, a iniciação musical de Laerte Filho e o encantamento de Luiza.


Vamos conhecer um pouco este maravilhoso instrumento e sua história:

A flauta é instrumento musical de sopro da família das madeiras formado por um tubo oco com orifícios. É um aerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, emite som.

Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos. De acordo com o sistema de classificação de instrumentos de Hornbostel-Sachs a flauta é classificada no grupo 421 - aerofones com sopro em aresta. A pessoa que toca flauta é chamada de flautista.


Além da voz, as flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais. Existem flautas conhecidas datadas de 40.000 a 35.000 anos atrás, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Essas flautas demonstram uma tradição musical que se desenvolvia desde os primórdios da presença humana moderna na Europa.


    Flauta doce ou flauta de bisel - Flauta vertical, de madeira e bisel, acionada diretamente pelos lábios do executante. Foi o instrumento musical mais popular na idade média. São afinadas em DÓ e em FÁ, e produzem um som melodioso e extremamente confortante. Existem vários tipos de flauta doce:


    soprano - A mais conhecida. Emite sons agudos
    sopranino - sons agudíssimos;
    alto ou contralto - sons agudos e médios;
    tenor - sons médios e graves;
    baixo - sons graves e gravíssimos;
    contra-baixo - sons gravíssimos.


    Flauta transversal - Executada em posição horizontal, com sopro lateral; pode ser de madeira ou de metal. Muito usadas em orquestras sinfônicas.

    Flauta Vertical - É soprada pela extremidade superior

    Flautim - também conhecida como piccolo ("pequeno" em italiano). Como o próprio nome sugere, é uma pequena flauta, afinada uma oitava acima da flauta normal. Tem duas partes: a cabeça e o corpo. Por não ter a parte inferior, como nas flautas tradicionais, sua nota mais grave é o ré.

    Flauta basca - Também conhecida como flauta provençal, é flauta vertical com três orifícios.

    Flauta de pã (ou Flauta de pan) - Origem mitológica grega. Antigo instrumento de sopro, formado por uma série de tubos de comprimento decrescente. Conforme o local onde são construídas, a flautas podem ter características e nomes diversos, como siringe, na Grécia antiga, nai da Romênia, siku ou antara nos Andes, etc.

    Ocarina - É um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Feita de porcelana, terracota ou pedra. Possui normalmente a forma oval, porém há algumas variações nesse desenho. Ficou famosa após aparecer no jogo The Legend of Zelda.

    Xun - Flauta globular chinesa feita de barro ou cerâmica, semelhante a uma ocarina, mas sem um fipple (apito).

    Gaita Colombiana (Colômbia).

    Ney - Da Pérsia e Egito. Talvez a mais antiga das flautas que ainda possui executantes.

    Quena (cultura inca do Peru)
    Tin whistle (Irlanda)
    Shakuhachi (Japão)
    Pífano (Brasil)
    Suling (Indonésia/Filipinas)
    Venu (sul da Índia)
    Bansuri (India)
    Cangoeira - Flauta indígena (brasileira) feita de ossos de guerreiros mortos.

    Diaulo - Flauta dupla, usada entre os gregos

    Flauta Mizmar - Som agudo que se assemelha a um “mosquito”. Muito usada na música folclórica árabe.

A flauta é conhecida por fazer parte de orquestras sinfônicas. É muito usada também em músicas árabes, como o taksim e a música folclórica árabe.

As Flauta de pã ainda são bastante usadas em músicas andinas.


Porém, na música moderna, ela tem sido usada em inúmeros ritmos musicais, como rock, rock progressivo, jazz e flamenco.

Em ritmos tipicamente brasileiros, por sua suavidade de movimentos sonoros, a flauta combina muito bem com o choro, a Bossa Nova e com MPB.


Entre os nomes históricos da flauta, figuram: Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio Silva, Paulo Moura, Celso Wotzenlongel, Norton Morozowicz e Danilo Caymmi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário