Mais
de 120 maestros, de nove estados brasileiros participam do Seminário de
Regência do Conservatório de Tatuí, evento promovido por meio do Coreto
Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de
São Paulo. Masterclasses, palestras, recitais e concertos serão
realizados entre os dias 3 e 6 de junho. Todas as atividades são
gratuitas.
Durante o seminário, os regentes inscritos participarão de atividades pedagógicas coordenadas pelo maestro Dario Sotelo, com participações do regente argentino Pablo Dell’Oca Sala e do assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí Antonio Ribeiro. Já os concertos, que acontecerão diariamente às 20h30, são abertos a qualquer interessado.
As
inscrições foram registradas por líderes de inúmeras cidades do estado
de São Paulo, além de Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba,
Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Ao
todo, serão realizados três ensaios abertos com atividade de prática de
regência, quatro masterclasses de prática de regência, uma palestra
(ministrada por Antonio Ribeiro e tendo como tema “A Sagração da
Primavera”, obra de Igor Stravinsky), além de um recital e três
concertos. “Dentre os inscritos, dez serão selecionados para participar
de forma ativa dos masterclasses e de dois concertos. Todos os demais
poderão acompanhar as atividades e, com certeza, sairão do evento
enriquecidos”, disse o maestro e coordenador Sotelo.
Para
o assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Erik Heimann Pais, o
evento mantém viva a intenção do Conservatório de Tatuí de prosseguir
com ações destinadas a este segmento. “É uma oportunidade importante
para praticar, aprender, ensinar, apreciar e estar em contato com quem
faz da regência sua arte”, destacou ele.
Concertos gratuitos - Além
das atividades direcionadas ao repertório internacional de bandas
sinfônicas, serão promovidos quatro concertos gratuitos, com destaque
para a importante obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky,
que neste ano de 2013 completa 100 anos desde sua polêmica estreia no
Théatre dês Champs- Elysées em Paris. Todos os concertos terão entrada
franca, diariamente, a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira.
Na
abertura, dia 3, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta,
sob regência de Dario Sotelo, as obras Esprit de Corps (de Roger Jager)
e Terceira Sinfonia (de James Barnes).
A
obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, será apresentada em
versão para dois pianos na terça, dia 4, pelos pianistas Rogel Junior e
Ramses Hussni.
Já
na quarta, dia 5, a Banda Sinfônica volta a se apresentar, desta vez
sob regência dos maestros selecionados. O programa é formado por obras
de W. A. Mozart (“Abertura da Ópera As Bodas de Fígaro”), Jan Van Der
Roost (“Arsenal”), David Gillingham (“Council Oak”) e Alfred Reed
(“Sinfonia nº 4”).
O
evento termina na noite de quinta-feira, dia 6, com concerto da Banda
Sinfônica do Conservatório de Tatuí sob regência de maestros
selecionados e do próprio Sotelo. No programa estão obras de Julie
Giroux (“Virgils Keep”), Igor Stravinsky (“Sinfonias para Sopros”) e
Claude Smith (“Sinfonia nº 1” e “Festival Variations”).
SERVIÇO
Coreto Paulista – Seminário de Regência
3 a 6 de junho – 2ª a 5ª-feira
Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Inscrições até 30 de maio – www.conservatoriodetatui.org.br/coretopaulista
Concertos gratuitos, diariamente às 20h30
Informações à imprensa
Deise Juliana Voigt / (15) 3205-8464 / (15) 9613-1922
Mais informações à imprensa
Secretaria de Estado da Cultura
Mais informações
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí -
Formada
por alunos e professores do Conservatório de Tatuí, foi fundada em 1992
a partir de um processo de semiprofissionalização de grupos, dentro da
instituição. Até 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis
avançados interagirem com músicos já profissionais em apresentações
oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes.
Conta com vida fonográfica ativa, tendo iniciado gravações de CD em
1995, quando lançou “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de
documentação de diversos gêneros. Já em 1997, gravou “Pró Banda –
Compositores Brasileiros”. No ano 2000, gravou o CD “Arranjadores
Brasileiros”.
Em 2001, foram gravados dois CDs de demonstração para a
editora holandesa “Gobelin”. Já em 2002, efetuou a gravação do CD
“Retratos”, enquanto que em 2003 gravou “Pró Banda” e um novo CD-demo,
desta vez para uma editora japonesa. Também foram gravados “Do Coração e
da Alma – Obras de Hudson Nogueira” (2004) e “15 Anos” (2006). Em 2007,
a banda grava o DVD “15 Anos”, que traz documentário sobre o grupo,
além de repertório que inclui Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de
Abreu. Em 2012 grava o CD "20 Anos", com obras de Osvaldo Larcerda,
Edmundo Villani-Côrtes, Martin Ellerby e Anacleto de Medeiros.
Atua
fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e
compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de
produção de obras originais para bandas. Entre as mais importantes estão
“Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sergio
Vasconcellos-Corrêa - que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista
de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -, “Retratos do
Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de
Edson Beltrami, entre muitas outras.
Seu repertório conta com mais de
120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas,
há 98 estreias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são
referências mundiais. Ao longo de seu funcionamento, a Banda Sinfônica
do Conservatório de Tatuí recebeu dezenas de regentes reconhecidos na
cena musical como convidados especiais, dentre eles o “von Karajan das
Bandas”, Frank Battisti.
Dario Sotelo - Formado
em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City
University (Londres), como aluno de Ezra Rachlin, um dos discípulos de
Fritz Reiner. Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de
Tatuí, reestruturando os programas dos cursos dos instrumentos de
cordas, integrando-o às atividades de música de câmara e orquestra, em
níveis equiparados.
Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo
Horizonte e São Paulo. Por meio do Conservatório de Tatuí, realizou
várias encomendas e estreias mundiais a compositores brasileiros, como a
ópera “A Peste e o Intrigante”, de Mario Ficarelli; “Cantata de Natal”,
de Ernest Mahler; e “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Edson Beltrami.
Após dois anos em Londres (1991-1992), é convidado a assumir a regência
da atual Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a estabelecer o
curso de regência instrumental do Conservatório de Tatuí. De 1998 a
2003, atuou como regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de
Tatuí.
Como palestrante e regente convidado participou de dezenas de atividades internacionais, entre elas o Festival de Música Brasileira em Wattwill (Suíça), gravação para a Rádio Estatal Húngara e turnês pelos Estados Unidos e Espanha. Atuou, ainda, como regente e palestrante na Convenção Estadual de Minnesota em Mineápolis, na Universidade de Duluth e na Berklee College of Music, em Boston (EUA).
Como palestrante e regente convidado participou de dezenas de atividades internacionais, entre elas o Festival de Música Brasileira em Wattwill (Suíça), gravação para a Rádio Estatal Húngara e turnês pelos Estados Unidos e Espanha. Atuou, ainda, como regente e palestrante na Convenção Estadual de Minnesota em Mineápolis, na Universidade de Duluth e na Berklee College of Music, em Boston (EUA).
Também como regente atua em
vários outros lugares do mundo como Hungria, Austrália, Alemanha,
Inglaterra, Espanha, África do Sul, Colombia, Uruguai, Costa Rica,
Paraguai, Argentina e Taiwan. No Brasil, atua em cidades como Curitiba,
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau, Caxias do Sul e
Porto Alegre, em Festivais como Campos do Jordão e São João Del Rei,
Oficina de Música de Curitiba, Festival Sesc-Pelotas e Festival de
Inverno de Divinópolis (MG).
Desde 1995 coordenou a gravação de nove CDs
com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a Orquestra Sinfônica
do Conservatório de Tatuí, com obras de diversos autores brasileiros. O
mais recente foi gravado em 2012, comemorando os 20 anos de existência
da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Frente ao grupo, até o
momento, realizou 122 estreias mundiais de obras de compositores
brasileiros e 98 estreias brasileiras de compositores internacionais.
Além de regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, é
professor de regência instrumental da mesma instituição.
Antônio Ribeiro - Nascido
em Cataguases-MG, em 1971, Antonio Ribeiro iniciou seus estudos de
música ao piano em São Paulo com Maria Arruda, discípula de Mário de
Andrade. É formado em piano pela Escola Municipal de Música de São
Paulo, na classe de Sônia Albano. Como pianista camerista se apresentou
em diversas cidades brasileiras.
É graduado em Composição e Regência
pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho”- UNESP, na classe de Flo Menezes. Fez pós-graduação em
História da Arte Renascentista no Eurocentre em Florença, Itália.
Estudou também com Osvaldo Lacerda e foi o último aluno de composição de
Camargo Guarnieri (que, junto com Villa-Lobos, formou o mais importante
binômio da música brasileira do século XX). Tomou parte de Festivais de
Música em Londrina, Curitiba, Campos de Jordão e Fortaleza, períodos em
que participou de máster classes com os compositores Pierre Boulez
(França), Hans Ulrich Humpert (Alemanha) e Henri Gorecki (Polônia). É
sócio do Centro de Música Brasileira e membro-fundador do Núcleo
Hespérides – Música das Américas, grupo que visa pesquisar, divulgar e
gravar a música contemporânea produzida nas três Américas. No grupo,
atua como compositor e pesquisador. Começou a dar aulas cedo, ainda aos
quinze anos. De 1996 à 2005, foi professor concursado de disciplinas
teóricas e Música de Câmara do Departamento do Conservatório Municipal
de Arte de Guarulhos, cidade na qual fundou a Orquestra de Câmara. Deu
aulas de História da Música, Análise, Harmonia e Contraponto na
Faculdade de Música “Carlos Gomes” de 2000 a 2008. Foi escolhido como
professor de História da Música no campus avançado da UNESP em
Presidente Epitácio, SP, em programa de difusão de música erudita pelo
interior do estado. Foi convidado a dar curso no Departamento de
Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Auxiliou na
criação e organização do bacharelado da Escola Superior de Música da
Faculdade Cantareira, em São Paulo, local no qual atualmente faz parte
do Conselho Pedagógico. Na Escola Municipal de Música também faz parte
do Conselho Diretor. De 2006 até janeiro deste ano, foi professor e
coordenador pedagógico do Instituto Baccarelli, escola que, por
intermédio do ensino de instrumentos de orquestra, objetiva formar e
capacitar jovens carentes a entrarem no mercado de trabalho musical. Lá,
foi o responsável pela implantação dos cursos de disciplinas teóricas e
de musicalização infantil. Durante várias temporadas foi redator dos
programas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde também
participou do projeto “Criadores do Brasil” desenvolvido e implementado
pela Editora da OSESP, pelo qual fez revisões musicológicas de obras do
repertório sinfônico brasileiro. Em 2006, como representante da Escola
Superior de Música da Cantareira, foi o único músico brasileiro a
participar da World University Presidents Summit, em Bangogk, Tailândia,
cúpula que, sob os auspícios da Casa Real Tailandesa e por ocasião da
comemoração dos 60 anos de entronização do Rei Bumibhol Adulyadej,
reuniu delegados de mais de oitenta países e pretendeu estabelecer novas
diretrizes para o ensino universitário do século XXI. Antonio Ribeiro
tem sido considerado pela crítica como um dos mais atuantes e
respeitados compositores de sua geração. Em seu catálogo de obras
figuram aproximadamente 80 peças, escritas para formações diversas, que
vão desde o piano solo, passando pela música eletroacústica, até a
orquestra sinfônica. Possui obras gravadas em oito CDs e em um DVD, em
programa-documentário realizado em 2003 pela Rádio e Televisão Cultura
destinado a compositores contemporâneos brasileiros, no qual
participaram também Arrigo Barnabé, Rodolfo Coelho de Souza e Edson
Zampronha. As obras de Ribeiro vêm sendo executadas no Brasil e no
exterior (Argentina, Colômbia, EUA, França, Portugal, Finlândia) por
importantes intérpretes, tais como Eudóxia de Barros, Renato Figueiredo,
Rosana Civile e Paulo Gazzaneo (pianistas); Paulo Porto Alegre, Edelton
Gloeden e Gílson Antunes (violonistas); Adélia Issa, Heloísa Petri,
Sílvia Tessuto, Elenis Guimarães, Carlos Eduardo Marcos, José Antonio
Soares (cantores); Rogério Wolf (flautista); Joaquim Abreu
(percussionista); e também por renomadas orquestras como a Sinfonia
Cultura de São Paulo e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro de
Porto Alegre - ambas sob a regência de Lutero Rodrigues -, a Orquestra
Sinfônica Jovem de Guarulhos - regência de Emiliano Patarra -, e a
Wednesday Orchestra da Universidade de Nova Iorque (EUA), que, em 7 de
dezembro de 2005 e dirigida por Celina Charlier, executou as “Quatro
Miniaturas para Flauta e Cordas”. Ainda em 2005, teve a canção
“Cidadezinha Qualquer” interpretada em Paris pela soprano Andréa Kaiser,
em concerto inserido na programação do Ano Brasil-França. Participou em
2003 e em 2007 da prestigiosa Bienal de Música Contemporânea Brasileira
no Rio de Janeiro, edição esta na qual recebeu o importante Prêmio
Funarte (premiação de caráter nacional) de melhor compositor de obra
vocal. Ainda em 2007, foi um dos compositores brasileiros escolhidos a
ter obra executada durante o Encontro Nacional dos Bispos do Brasil com o
Papa Bento XVI, em evento fechado na Catedral da Sé, em São Paulo.
Em
agosto de 2007, foi um dos compositores convidados pela CNBB para
contribuir na reflexão dos rumos da moderna música sacra brasileira. Em
dezembro do mesmo ano estreou seu “Concertino para Flauta e Orquestra de
Cordas” no X Festival Internacional de Música de Pernambuco “Virtuosi”,
no concerto em homenagem aos 80 anos do escritor Ariano Suassuna. Desde
maio de 2008, por indicação do Diretor Henrique Autran Dourado e aceito
pelo Conselho da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, é
Assessor Pedagógico do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de
Campos”.
Mais recentemente, em março, foi convidado pelo Council of
Management Educators (COME) das Filipinas a participar da Primeira
Conferência Regional para debater o tema “Accessing Best Management Practices and Innovations in Management Education Through Global Networking”. Ainda neste ano terá a primeira audição e a gravação do Concertino para Fagote e Orquestra, interpretado por Fábio Cury, reconhecido como um dos mais importantes fagotistas do mundo.
Pablo Dell'Oca Sala - Nasceu
em Canelone, no Uruguai, mas reside na Argentina desde 1971. Começou
seus estudos musicais aos 10 anos com sua tia - a pianista Rosa Blanca
Sala. Logo entrou para a Escola Municipal de Música de Montevideo, na
classe de clarinete do professor Gerardo Forino. Estudou composição no
Conservatório Nacional de Música do Uruguai.
Músico profissional desde
os 12 anos, integrou orquestras de baile, teatro, orquestras sinfônicas,
bandas e conjuntos de câmara. Atuou também como arranjador, diretor e
instrumentista no Uruguai e na Argentina. Destacou-se especialmente como
orquestrador de conjuntos de sopros.
Seu catálogo de obras para banda
sinfônica e conjuntos de sopros consiste em cerca de 300 composições,
como arranjos, orquestrações, transcrições e obras originais, em grande
parte de solos, sendo interpretados na América Latina, Europa, América
do Norte e na China.
Sua transcrição de “Aires Buenos Conciertango”,
obra para violão e banda sinfônica original de Tirao Cacho, foi editada
pela Pilhas Music Publishing Valência. É membro da WASBE e SGAE. Desde
outubro de 1993 é Maestro Titular da Banda Sinfônica da província de La
Pampa, na Argentina.
Ramses Hussni - Iniciou
seus estudos de música em 2007, aos 15 anos de idade, tendo aulas com a
professora de piano Cecília Bellato, em Piracicaba. Em 2008, entrou no
Conservatório de Tatuí, onde foi aluno por dois anos do professor Carlos
Roberto Moraes.
Em 2010 passou a ser aluno de Zoraide Mazzulli Nunes.
Desde o início de 2012 e até os dias de hoje, é orientado pela
professora Míriam Braga, desde o início de 2012. Em 2009 participou do V
Encontro Internacional de Pianistas e do VI Concurso Nacional de Piano
de Música Brasileira “Maestro Spartaco Rossi”, no qual obteve menção
honrosa no III turno. Nos concurso internos de piano do Conservatório de
Tatuí obteve 1° lugar em 2009, 2010 e 2012.
Em 2011, como parte da
premiação, teve a oportunidade de atuar como solista frente à Orquestra
Jovem do Conservatório de Tatuí. Com o “Duo Gauche” (ao lado do
clarinetista Jasiel Moraes), obteve o 1° lugar nas III e IV edições do
“Prêmio Incentivo de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí’’ (2011 e
2012), sob orientação de Míriam Braga. Participou de masterclasses
ministradas pelos pianistas Gerald Robbins, Catarina Domenici e
Christian Ruvolo. Atualmente é bolsista do Grupo de Pianistas
Correpetidores do Conservatório de Tatuí.
Rogel Junior - Natural
de Taquarituba (SP), ingressou no Conservatório de Tatuí em 2008, onde
se formou em Piano Erudito e Técnico em Instrumento Musical pela Etec
Sales Gomes / Centro Paula Souza. Participou e foi premiado em diversos
concursos de piano. Entre as premiações recebidas estão as duas edições
consecutivas no Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí
(2010 e 2012), nos quais foi premiado em 1º lugar e recebeu o Prêmio de
Melhor Peça Brasileira.
Apresentou-se em masterclasses para pianistas
internacionalmente renomados como Gerald Robbins (EUA), Lorna Griffitt
(EUA), Felipe Valério (ALE) e Christian Ruvolo (ALE). Em 2012 atuou como
solista sob a regência de Dario Sotelo, Edmilson Baia e Luís Marcos
Caldana, respectivamente frente à Banda Sinfônica do Conservatório de
Tatuí, Grupo de Metais e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí.
Em 2013, participou como pianista convidado de concerto do Coro
Sinfônico da mesma instituição, sob regência do maestro Cadmo Fausto.
Desde 2011 é bolsista do Grupo de Pianistas Correpetidores do
Conservatório de Tatuí. Na mesma instituição, cursa aperfeiçoamento com
especialização em repertório romântico (sob orientação de Cristiane
Bloes); piano na área de MPB/JAZZ, com André Marques; e regência de
banda com o maestro Dario Sotelo.
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