domingo, 12 de maio de 2013

PAPA FRANCISCO PROCLAMA 802 SANTOS

O papa Francisco proclamou neste domingo (12) os primeiros santos de seu pontificado, 802, entre eles a colombiana Laura Montoya e a mexicana Guadalupe García Zavala, em cerimônia na qual disse que a indiferença corrói as comunidades cristãs e denunciou o "aburguesamento" de muitos cristãos.

Apenas dois meses após ser eleito papa, Francisco marcou um recorde ao elevar proclamar um número tão elevado de santos já em sua primeira cerimônia de canonizações.

Diante de cerca de 100 mil pessoas reunidas na praça de São Pedro, o Bispo de Roma proclamou a primeira santa colombiana, a freira Laura Montoya y Upegui (1874-1949), a também religiosa mexicana conhecida como Madre Lupita (1878-1963) e a 800 mártires italianos assassinados em 1480 a mãos dos otomanos por não renegarem a fé católica e abraçar a muçulmana.

A data de canonização dos 802 foi definida por Bento XVI em 11 de fevereiro, mesmo dia em que anunciou sua renúncia ao Pontificado. Por isso, são considerados os primeiros santos do papa Francisco e os últimos de Ratzinger.

Francisco disse que Laura Montoya foi instrumento de evangelização dos indígenas e ensina a vencer a indiferença e o individualismo.

Francisco adiantou que em defesa da vida humana será realizado nos dias 15 e 16 de junho no Vaticano a Jornada do Evangelium Vitae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário