segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Historiador Eric Hobsbawm morre aos 95 anos em Londres

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 95 anos o historiador britânico Eric Hobsbawm, após uma longa pneumonia que o manteve internado por meses em Londres.

A informação foi confirmada pela filha do historiador, Julia. Hobsbawm morreu às 6h locais (3h em Brasília) no hospital Royal Free, na capital britânica.

Uma das principais referências no estudo da história no século 20, o autor publicou mais de 30 livros, incluídos "História do Século 20 --de 1914 a 1991", "Guerra e Paz no século 20" e "A Era dos Extremos".

Hobsbawm nasceu em uma família judia em Alexandria, no Egito, em 1917, na época em que o país árabe era uma colônia britânica. Aos dois anos, mudou-se para Berlim e em 1933 para Londres, com o aumento do poder de Adolf Hitler na Alemanha.



O intelectual estudou na Universidade de Cambridge e em 1947 se tornou professor na universidade londrina de Birkbeck, onde colaborou durante anos até chegar a sua presidência.

Hobsbawm também era conhecido por sua relação com a esquerda. Em 1936, entrou no Partido Comunista inglês, do qual foi membro durante décadas até se desiludir com a União Soviética após a invasão à Hungria, em 1956.

Seu último livro, "Como Mudar o Mundo", publicado em 2011, esmiúça a gênese da produção de Karl Marx (1818-1883), que recebeu influências do socialismo francês, da filosofia alemã e da economia-política britânica. É um mergulho na história do marxismo, mostrando como a trajetória desse pensamento se entrelaçou com as lutas sociais e políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário