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quarta-feira, 19 de novembro de 2025
MUNDO INSTRUMENTAL: MORRE O INOVADOR VIOLONISTA ANDRE GERESSAITI
A trajetória de André Geraissati é uma das mais emblemáticas da música instrumental brasileira . Embora envolvido com música desde os Anos 60, Geraissati surgiu para o grande público no final dos Anos 70, com o Grupo D’Alma. De 79 a 85, fez parte desse trio de violões, que tocando repertório próprio, com fortes características brasileiras, encantou as audiências do mundo todo. Com o Grupo D’Alma, André tocou nos principais festivais internacionais de jazz, estabelecendo-se como um dos grandes talentos do violão brasileiro. Entre 82 e 85, o músico alternou suas atividades no Grupo D’Alma, com apresentações ao lado de Egberto Gismonti. A alquimia musical da dupla era perfeita e André participou das turnês "Fantasia" e "Cidade Coração", dividindo o palco com Gismonti. Essa parceria foi extremamente produtiva. "Entre Duas Palavras", seu primeiro disco solo, lançado em 82, com a participação de Egberto Gismonti é a prova disso. . A partir de 85, André se concentra em seu trabalho solo. "Insight", foi o primeiro disco gravado no Brasil, em sistema Super Áudio. Em 87 é a vez do álbum duplo "Solo". 88 é o ano de "DADGAD" e em 89 sai o disco "7989", títulos que sempre se referem a afinações e cifras harmônicas. Esses álbuns foram lançados no Brasil e no mundo pela Warner Records, e reeditados em CD em 2000 pelo próprio André através da Tom Brasil Produções Musicais. Ainda em 1988 Participa da “ Hot Night “ do Festival de Jazz de Montreux e em 1990 grava o CD “Brazilian Image” ao lado do Flautista Paul Horn ; que concorreu ao Grammy na categoria Jazz sendo apontado pela crítica especializada como o Músico da Década. . De 1993 a 1998, André se entregou de corpo e alma a um projeto que há muito sonhava. Reunir para uma série de concertos e gravações todos os artistas envolvidos com música instrumental brasileira, cercando-os da melhor tecnologia possível. Foram centenas de concertos e apresentações por teatros, universidades, auditórios e praças públicas com as melhores expressões da música instrumental brasileira, unindo sem exceção e preconceito os instrumentistas do Brasil. Foi o maior e mais importante registro de música instrumental já feito na história recente do Brasil: O projeto BRASIL MUSICAL patrocinado pelo Banco do Brasil.
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