quinta-feira, 30 de outubro de 2025

LONDRINA: TEATRO MÃE DE DEUS RECEBE O MUSICAL AZIRA

PESQUISADORA DENISE FERREIRA DA SILVA É INDICADA AO PREMIO PAULO FREIRE

TURNÊ TEMPO REI: FILBERTO GIL RECEBE JORGE BENJOR

HQ: MAURICIO DE SOUZA CELEBRA 90 ANOS

Mauricio Araújo de Sousa é um cartunista, empresário e escritor brasileiro. Ganhou notoriedade nacional e internacional por ter criado a série de histórias em quadrinhos infantis Turma da Mônica, para a qual desenvolveu mais de 200 personagens.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

PRESIDENTE LULA ANUNCIA UNIVERSIDADE EM SANTO AMARO QUE HOMENAGEIA DONA CANKK

Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, foi uma cidadã centenária brasileira, conhecida por ser mãe de dois importantes nomes da música popular brasileira: Caetano Veloso e Maria Bethânia. Wikipédia Nascimento: 16 de setembro de 1907, Santo Amaro, Bahia Falecimento: 25 de dezembro de 2012,

TRIBUTO: UMUARAMAREALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE EDUARDO TADEU

EDUCAÇÃO MUSICAL: MORRE CARLOS SANDRONI

Faleceu, no Rio de Janeiro (RJ), aos 67 anos, o musicista, escritor, compositor, pesquisador e professor Carlos Sandroni, um dos mais importantes nomes da etnomusicologia do País, e com forte ligação com Pernambuco, onde fundou o Núcleo de Etnomusicologia e o mestrado em Música da UFPE.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

CINEMA NACIONAL: O AGENTE SECRETO É INDICADO AO GOTHAM AWARDS

Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura comemoraram as duas indicações do filme “O Agente Secreto” ao Gotham Awards. Eles participaram de uma coletiva de imprensa em São Paulo pouco depois da indicação. “Hoje a gente tem essa notícia muito boa do Gotham, que é talvez a primeira premiação que acontece em Nova York na temporada de prêmios. O Wagner e o roteiro original indicados, fico feliz. Gosto muito do roteiro do filme”, disse o diretor. Wagner Moura avalia que a indicação aproxima o filme do Oscar. Ele ressalta que sempre pede cautela quando é questionado sobre o maior prêmio do cinema mundial, mas admite: “Agora, parece mais real”.

domingo, 26 de outubro de 2025

EM LONDRINA: DEBATE SOBRE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM ROMANCE

MATEUS ALELUIA É REFERENCIA EM MUSICA TRADICIONAL BRASILEIRA

Mateus Aleluia Lima, conhecido como Seu Mateus ou Mateus Aleluia, é um musico, cantor, compositor e pesquisador brasileiro, remanescente da formação original do conjunto musical Os Tincoãs

REPORTAGEM DO NEW YORK TIMES DESTACA CULTURA E TURISMO EM SALVADOR

A cidade de Salvador foi destaque em uma publicação do New York Times, que descreveu a capital baiana como “a cidade brasileira onde as festas se estendem do penhasco até o mar”. O texto, assinado pelo jornalista Michael Snyder, foi publicado na última sexta-feira (24) na T Magazine, revista de estilo e cultura do veículo norte-americano.

LIA DE ITAMARACÁ LEVA CIRANDA E CULTURA POPULAR PARA ESCOLAS DE PERNAMBUCO

A artista Lia de Itamaracá, de 81 anos, reconhecida como a maior voz da ciranda brasileira, Patrimônio Vivo de Pernambuco, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza uma série de apresentações em espaços públicos dedicados à cultura, à leitura e literatura, situados na capital pernambucana. O projeto, pioneiro, propõe ação de contações de história baseadas em seu primeiro livro infantil, “Lia de Itamaracá: o reinado da ciranda”, lançado, no fim de 2024, de forma independente, com texto da escritora Odailta Alves e ilustrações de Whittney de Araújo.

ATIVIDADES DO NEABI LONDRINA PROMOVEM O NOVEMBRO NEGRO

O termo refere-se ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UTFPR Campus Londrina, que foi nomeado em homenagem à escritora brasileira Conceição Evaristo. Este núcleo foi lançado oficialmente em setembro de 2025 com o propósito de promover a valorização de identidades, a igualdade racial e a aproximação entre a universidade e a sociedade. A escolha do nome da autora, conhecida por sua literatura que aborda temas como identidade, ancestralidade e resistência, reflete o compromisso do núcleo com essas questões.

RECIFE: PUBLICADA A BIOGRAFIA DO POETA MIRÓ DA MURIBECA

João Flávio Cordeiro da Silva, conhecido pelo pseudônimo de Miró da Muribeca, foi um poeta brasileiro. Ganhou o apelido jogando futebol, sendo comparado pelos amigos ao jogador Mirobaldo, à época defendendo o Santa Cruz. Miró era poeta performático das ruas.

CRÍTICA INTERNACIONAL APLAUDE O FILME O AGENTE SECRETO

Cinco meses após estrear no Festival de Cannes, de onde saiu premiado, O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) estrelado por Wagner Moura (Guerra Civil), que deve representar o Brasil no Oscar 2026, segue com 100% de aprovação da crítica internacional no Rotten Tomatoes.

LANÇAMENTO DA CASA DE CINEMA NEGRO BAIANO CHICA XAVIER

Chica Xavier, nome artístico de Francisca Xavier Queiroz de Jesus, foi ialorixá, produtora teatral e atriz de teatro, cinema e televisão brasileira; nascida em 1932 em Salvador e falecida no Rio, em 2020 durante a pandemia da covid 19, em decorrencia de cancer de pulmão.

XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇA NA FUNARTE SP

89 ANOS DE NASCIMENTO DE ROLANDO BOLDRIN

PNAB LONDRINA: AGENDA DO PROJETO O SAMBA, A COMUNIDADE, A CULTURA

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) é uma política pública permanente, criada pela Lei nº 14.399/2022, que destina R$ 3 bilhões anuais para apoiar estados, o Distrito Federal e municípios na promoção da cultura brasileira. Diferente da Lei Aldir Blanc original, que era emergencial para a pandemia, a PNAB é um financiamento contínuo, distribuído por meio de editais e ações que incluem apoio financeiro a artistas, manutenção de espaços culturais, capacitação e valorização da diversidade cultural em todo o país.

FOLHA DE LONDRINA DESTACA GRANDE PÚBLICO PARA O FILME ASSALTO A BRASILEIRA

Filme inspirado no assalto ao Banestado, em 1987, atraiu grande público em sessão gratuita no Festival Kinoarte na noite de sábado. O filme é dirigido por José Eduardo Belmonte

PNAB CAMBÉ: DEPOIS DE PROCESSO FORMATIVO, PROJETO TEATRO NA PRAÇA REALIZA APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

O projeto “Teatro na Praça” é um curso livre de teatro que oferece a oportunidade de explorar as técnicas teatrais de espontaneidade e improvisação, mesclando elementos do teatro convencional com Psicodrama. Utilizando o teatro espontâneo como base, o curso promove atividades em grupo que incentivam o autoconhecimento e o conhecimento do outro, explorando a criatividade e a espontaneidade. O curso é facilitado por Valdir Rodrigues, um profissional com vasta experiência nas áreas de psicanálise, parapsicologia, teatro e psicodrama. Ele emprega técnicas artísticas variadas, incluindo improvisação espontânea e dirigida, expressão corporal, controle emocional, imaginação, sensibilidade, coordenação motora, ritmo, voz e criatividade. Ao longo do curso, os participantes têm a oportunidade de participar de ensaios, montagens de espetáculos e apresentações.

MILTON NASCIMENTO CELEBRA 83 ANOS

Milton Silva Campos do Nascimento OMC é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, reconhecido como um dos mais influentes artistas da história da música nacional e nasceu em 26 de outubro de 1942

CULTURA DA NEGOCIAÇÃO: PRESIDENTES LULA E TRUMP SE ENCONTRAM

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se encontraram na tarde deste domingo (26), madrugada no horário de Brasília, na Malásia. O encontro, que durou cerca de 45 minutos, é o primeiro entre os dois desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, e ocorre na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na primeira parte do encontro, Lula e Trump falaram com os jornalistas por cerca de 10 minutos. Trump disse ser uma honra estar com o presidente do Brasil e que provavelmente eles fariam "alguns bons acordos".

ARTISTA E MINISTRA: MARGARETH MENEZES CELEBRA 63 ANOS

Margareth Menezes da Purificação Costa é uma cantora, compositora, atriz e política brasileira. Em 2023, tornou-se ministra da Cultura do Brasil no governo Lula. É ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ter sido indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino.

GINASTAS DA ACETHAC CONQUISTAM BRONZE NO CAMPEONATO PARANAENSE DE CONJUNTOS GR 2025

O Campeonato Paranaense de Conjuntos e Trios de Ginástica Rítmica e o festival de ginástica “Gym Paraná Sudoeste 2025” teve abertura nesta sexta-feira (24) às 19h. No sábado, 25 municípios participaram do campeonato que conta com quatro categorias: pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. A ACETHAC, de Londrina, conquistou o bronze

ALDO BRIZZI, GILBERTO GIL E PAULO COELHO ESTREIAM ÓPERA I JUCA PIRAMA

A Ópera I-Juca Pirama é inspirada no poema de Gonçalves Dias reúne solistas e coro do Núcleo de Ópera da Bahia, o Coro Carlos Gomes de Belém, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com a participação do grupo indígena do Povo Huni Kuin (Acre).

50 ANOS DEPOIS: MISSA POR VLADIMIR HERZOG

Um ato inter-religioso foi realizado na Catedral da Sé, em São Paulo, no sábado, 25 de outubro de 2025, para marcar os 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog pela ditadura militar. O evento recriou a missa de sétimo dia de 1975, que se tornou um marco da resistência contra o regime. O ato foi organizado pelo Instituto Vladimir Herzog e pela Comissão Arns. O evento incluiu a leitura de uma carta da mãe de Herzog, Zora Herzog, pela atriz Fernanda Montenegro.

sábado, 25 de outubro de 2025

ROUANET: A POLITICA PÚBLICA DE CULTURA MAIS LONGEVA DO BRASIL

A Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91) é uma lei federal de incentivo à cultura que permite que pessoas físicas e jurídicas invistam parte do seu Imposto de Renda em projetos culturais. Para isso, as empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 4% do imposto devido, e pessoas físicas, até 6%, desde que o projeto cultural seja aprovado pelo Ministério da Cultura.

UFBA CONCEDE TITULO DE PROFESSORA EMÉRITA A LINGUISTA YEDA PESSOA DE CASTRO

Nasceu em Salvador no dia 03 de outubro de 1936. Etnolinguista, Doutora (Ph.D) em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire, República Democrática do Congo, Consultora Técnica em Línguas Africanas do Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz em São Paulo, Membro da Academia de Letras da Bahia e consultora técnica na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pertence ao GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, ao Comitê Científico Brasileiro do Projeto Rota do Escravo da UNESCO e ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN em Línguas e Culturas Africanas. Condecorada pelo Itamaraty no Grau de Comendadora da Ordem do Rio Branco e com a Comenda Maria Quitéria pela Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador por serviços prestados ao País na política de aproximação cultural Brasil-África de que foi pioneira, tendo sido o primeiro brasileiro a defender tese de pós-graduação em uma universidade africana e o único até agora em sua especialidade. Foi Professora Visitante em universidades da África e do Caribe, onde atuou também como Adida Cultural da Embaixada do Brasil em Trinidad-Tobago. Na Bahia, foi Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, fundou o Museu Afro-Brasileiro em Salvador. Professora Convidada de universidades na Alemanha desde 2000. É líder e fundadora do Grupo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas (GEAALC) da Universidade do Estado da Bahia, hoje transformado em Núcleo (NGEALC) foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDuC, lecionando línguas e culturas africanas. A importância das suas pesquisas, resultado de mais de trinta anos de investigação participante nos dois lados do Atlântico, mereceu reconhecimento internacional. Tem proferido conferências em congressos internacionais em vários países, a convite da ONU, da UNESCO e de instituições acadêmicas onde os estudos africanos são encarados com seriedade. Com vários trabalhos publicados sobre relações culturais e linguísticas Brasil-África, o conjunto de sua obra é considerado, em todas as partes, como uma renovação nos estudos afrobrasileiros por redescobrir a extensão da influência banto no Brasil e introduzir a participação de falantes africanos na formação do português brasileiro. Autora dos livros Falares Africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro (Academia Brasileira de Letras / Topbooks, 2001, 2.ed., 2005), aceito pela crítica como a obra mais completa já escrita sobre línguas africanas no Brasil, um livro que já se tornou um clássico na matéria, e A língua mina-jeje no Brasil: um falar africano em Ouro Preto do séc. XVIII (Fundação João Pinheiro, Secretaria de Cultura de Minas Gerais, 2002, Coleção Mineiriana), também pioneiro no estudo das linguasewe-fon no Brasil, além de inúmeros artigos e conferências, publicados em revistas científicas, anais de congressos, etc., no Brasil e no exterior.

DESCOLONIALIZAÇÃO: O PENSAMENTO DE BARBARA CARINE

Bárbara Carine Soares Pinheiro, mais conhecida como Bárbara Carine, é uma escritora, palestrante e professora efetiva da Universidade Federal da Bahia. É graduada em filosofia e em química, e tem mestrado e doutorado em ensino de química pela Universidade Federal da Bahia.

TV CULTURA: RODA VIVA RECEBE ANTONIO PITANGA

Antônio Luiz Sampaio OMC, mais conhecido como Antônio Pitanga, é ator e diretor brasileiro. Casado com a 59.ª governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, foi primeiro-cavalheiro do estado entre 2002 e 2003

NO BAR VALENTINO: CHRIS VIANA, VAGNER XAVIER, JACKIE RODRIGUES, LEEON E RAFAEL SILVARO ESTÃO NO SARAU DO LONDRIX

No dia 02 de novembro, às 20 horas, o Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486 – Itamarati, Londrina – PR) recebe mais uma edição do Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias — O que os mortos dizem, com entrada franca. O evento integra a programação dos 20 anos do Festival Literário de Londrina – Londrix e promete uma noite de celebração à palavra em todas as suas formas. Criado como um espaço de encontro e experimentação, o sarau reúne escritores, músicos, artistas e público em uma atmosfera de partilha e afeto. Sua dinâmica, já tradicional, é dividida em três atos: 1º ato: leitura de textos de escritores mortos; 2º ato: leitura livre; 3º ato: microfone aberto — um convite para que todos possam se expressar. Nesta edição, o público também poderá assistir à exibição dos classificados da XII Mostra Londrix de Vídeopoema, que une poesia e linguagem audiovisual em obras de artistas de diferentes lugares.

HÁ 50 ANOS VLADIMIR HERZOG ERA ASSASSINADO PELA DITADURA MILITAR

Há 50 anos, em 25 de outubro de 1975, foi assassinado o jornalista e cineasta Vladimir Herzog. Vítima da ditadura, tornou-se uma figura fundamental para a construção da nossa democracia. Sua vida e sua trajetória profissional, inspirações para o Instituto Vladimir Herzog (IVH), foram marcadas pela permanente preocupação com os direitos humanos. A pedido do Instituto Vladimir Herzog, uma logo, especialmente produzida para marcar os 50 anos do assassinato, foi desenhada pelo designer gráfico *Kiko Farkas.

FESTIVAL LONDRIX: POETAS PARTICIPAM DO SARAU PROSA POESIA E OUTRAS DELICIAS

Festival Literário de Londrina – Londrix apresenta: Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias — O que os mortos dizem No dia 2 de novembro, às 20h, o Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486 – Itamarati, Londrina – PR) recebe mais uma edição do sarau, com entrada franca. Integrando a programação dos 20 anos do Londrix, o evento celebra a palavra em todas as suas formas — com leituras, performances, feira de livros, brechó e produtos criativos. A dinâmica segue em três atos: 1️⃣ Leitura de textos de escritores mortos 2️⃣ Leitura livre 3️⃣ Microfone aberto Nesta edição, haverá também a exibição dos classificados da XII Mostra Londrix de Vídeopoema, unindo poesia e linguagem audiovisual. Produção: Atrito Arte Editora e Editora Madrepérola. Um encontro de vozes vivas — onde a palavra, mesmo vinda dos mortos, segue pulsando. Vagner Xavier é nosso convidado. Vagner é escritor, poeta, colunista, embaixador cultural, DR. H.c, natural da cidade de Londrina-PR. Lançou oito livros, Mais uma noite (2012), Agridoce (2013), Águas Caladas (2015), Céu de Chumbo (2018), Nós somos intermináveis como o mar (2019) e segunda edição (2023), E chi potrebbe tollerare quel cielo (2025).

ARACAJU: FESTIVAL SESC CANÇÃO 2025 REALIZA FINAL DIA 30 DE OUTUBRO

O Festival Sesc Canção Sergipe é um festival de música que promove e valoriza a música sergipana, revelando novos talentos há mais de 20 anos. Recentemente, o evento realizou eliminatórias dias 22 e 23 de outubro para a edição de 2025. As eliminatórias selecionaram seis artistas para a grande final, que acontecerá em 30 de outubro na Praça Fausto Cardoso.
A Comissão Julgadora é formada por especialistas profissionais da área musical.