sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MÚSICA BRASILEIRA PERDE LUIZ DA ANUNCIAÇÃO

 


O Maestro Luiz Almeida D'Anunciação, ou simplesmente 'Pinduca', é percussionista, concertista, autor, compositor, com formação nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia (1956 a 1959), fez estudos de percussão na Universidade do Colorado, em Boulder, Estados Unidos. Foi aluno de vibrafone de Phil Kraus, em Nova York, de marimba com José Bethancourt, em Chicago, e estudou percussão cubana com José Helario Amat e Lino Neiva Bethancourt, em Havana, 1996.


Pinduca preparou o 'naipe' de percussão da Orquestra Sinfônica Brasileira nas excursões à Europa, Estados Unidos e Canadá, sob a direção do Maestro Isaac Karabtchevsky, sem deixar suas funções de Professor/Orientador na implantação do Curso de Percussão da Unidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, depois de ser integrante, por 18 anos, do elenco da TV Globo, como percussionista, arranjador e regente.


Autor do "Manual de Percussão", em 4 volumes, divididos em 14 cadernos e 2 livros distribuídos em: Instrumentos da Rítmica Brasileira (do Birimbau a Tambores de Percussão Direta); Técnica para Instrumentos Barrafônicos; Estudos de Técnica para Caixa-clara; Técnica para os Instrumentos da Percussão Complementar. Escreveu e lançou "Os Instrumentos Típicos Brasileiros na Obra de Heitor Villa-Lobos".


Como compositor, Pinduca é autor de diversas peças, destacando-se a 'Pequena Suíte para Vibrafone', 'Um Choro para Radamés Gnattali' e várias outras peças que, como seus livros, correm o mundo em CDs.


É rica, muito rica, a biografia artística do sergipano Pinduca, que já mostrou todo seu talento em Sergipe, no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário