Eddie Van Halen, o lendário guitarrista e fundador da banda Van Halen, morreu aos 65 anos nesta terça-feira (6) depois de uma longa luta contra um câncer na garganta.
Eddie Van Halen foi um dos maiores guitarristas de rock da história e fundou em 1972 junto com o seu irmão, Alex, a banda batizada dois anos depois com o sobrenome deles.
O Van Halen foi uma das bandas mais influentes do hard rock e também do heavy metal. O estilo enérgico e espalhafatoso da banda marcou a cultura dos anos 1980. Em 2007, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock.
Os riffs e solos virtuosos de Eddie viraram referência no rock. Um dos mais marcantes foi em "Eruption", em que ele ajudou a popularizar o "tapping", técnica em que as duas mãos são usadas no braço da guitarra.
Outros solos inesquecíveis do músico acontecem em "Panama", "I'm the one", "Ice cream men", "You're no good", "Hot For Teacher" e "Jump".
Em 1983, o Van Halen realizou sua única turnê no Brasil. Com a turnê do disco "Diver Down", passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Eddie ficou famoso tocando guitarra à frente do Van Halen, mas tem diversas participações com outros artistas. A mais conhecida é em "Beat it", um dos maiores hits de Michael Jackson.
Entre seus outros projetos paralelos de destaque estão dois de 2009: ele tocou duas faixas no disco "Authentic", do rapper LL Cool J, e também fez uma participação especial na série "Two and a half men".
Nenhum comentário:
Postar um comentário