sexta-feira, 15 de março de 2019

Em Niterói, secretário especial da Cultura inicia preparativos para eventos culturais da 11ª Cúpula do BRICS

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, chega a Niterói, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14) para participar de reuniões preparatórias para a organização dos eventos culturais do BRICS, bloco político-diplomático que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Em encontros realizados com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Niterói e a equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF), o secretário discutirá detalhes do 4º Festival de Cinema e de outras atividades da agenda cultural, que culminará com a IV Reunião de Ministros da Cultura do BRICS, que devem ocorrer entre setembro e novembro. Em 2019, o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco e é responsável por organizar a 11ª Cúpula de Chefes de Estado, além de uma extensa agenda de atividades paralelas, que abrange 29 áreas além da cultura.

Na programação cultural, está prevista a organização da 6ª Reunião de Altas Autoridades de Cultura e da 4ª Reunião de Ministros de Cultura do BRICS, que devem ocorrer em 30 de setembro e 1º de outubro, respectivamente, no Rio de Janeiro. Entre os principais temas da agenda ministerial estão a cooperação nas áreas do audiovisual, da indústria criativa e do patrimônio cultural.

Uma das intenções do bloco é celebrar um acordo de coprodução audiovisual, vinculado a um fundo de coprodução e distribuição específico para os países integrantes. Outro objetivo é cooperar na área de animação, com programas de capacitação em games e realidade virtual. Já a colaboração em setores criativos incluiria artes performáticas e visuais, música, gastronomia e design de moda, entre outros.

O BRICS também trabalha para a criação de uma rede de cidades criativas, centros culturais, turísticos e gastronômicos entre os países membros, tendo como exemplo a rede mundial criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Em relação ao patrimônio cultural, por iniciativa brasileira, há a negociação de um acordo para prevenção ao tráfico de bens culturais, que prevê ações coordenadas de repressão, repatriação e controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário